° Minº Max

03/04/2012

Ações em bairros com casos de dengue são reforçadas pela Prefeitura

Agentes vão ao encontro de pacientes que contraíram a doença

Ações em bairros com casos de dengue são reforçadas pela Prefeitura

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Com o objetivo de intensificar as medidas de prevenção e controle da dengue, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) está reforçando nesta semana as ações nos bairros que apresentaram o maior número de casos confirmados da doença. Entre as comunidades cujo trabalho de orientação foi reforçado estão Lavapés, Vila Vicentina, Santo Amaro e Vila Julieta (foto).

Além das ações de bloqueio, realizadas por meio da aplicação de um inseticida, dentro da residência dos pacientes, os agentes sanitários realizam as visitas domiciliares aos imóveis, distribuem folhetos informativos e orientam os moradores quanto aos procedimentos que devem ser adotados para diminuir os riscos de proliferação do mosquito transmissor.

Estes bairros apresentaram também o número de focos acima do índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de um por cento. No Lavapés, por exemplo, onde já foi registrado um caso de dengue neste ano, o percentual chegou a 2,77 por cento. Na Vila Vicentina, a Secretaria Municipal de Saúde havia registrado dois casos confirmados até a semana passada. O percentual registrado na comunidade chegou a 2,53 por cento.

Quatro casos confirmados foram constatados no Santo Amaro, que registrou um percentual de infestação de 1,25 por cento. O mesmo índice verificado na Vila Vicentina (2,53 por cento) foi registrado na região da Alvorada, que teve o maior número de casos da dengue entre janeiro e março deste ano: seis pacientes. Até a tarde desta segunda-feira, dia 02 de abril, 23 casos tinham sido confirmados em toda cidade.

ESTUDANTES - Dando prosseguimento às campanhas educativas contra a formação de focos da dengue no Município, agentes sanitários do CCZ realizam na próxima segunda-feira, dia 09 de abril, a partir de 8 horas, na Escola Municipal Rompendo o Silêncio (Alvorada) uma palestra para reforçar as orientações necessárias aos estudantes desta instituição de ensino.

Durante o evento na escola, os agentes vão utilizar um laboratório para mostrar aos estudantes de que maneira os focos se formam, e como acontece a transmissão da doença através do mosquito aedes aegypti. Em seguida, haverá uma passeata pelas ruas do bairro com a participação dos alunos.

Além da realização desta atividade preventiva, o coordenador do CCZ, Márcio Luciano Mendes, confirmou para os próximos dias 10, 11 e 12 de abril a capacitação destinada aos agentes sanitários da Prefeitura envolvidos diretamente no trabalho de prevenção e combate à dengue.

Ministrado por técnicos da Secretaria estadual de Saúde, o curso acontecerá no próprio CCZ, entre 9 e 17 horas. O Centro de Controle de Zoonoses se localiza no Loteamento Vila Vicentina II, próximo à Escola Municipal Júlio Verne. Entre os aprendizados que serão passados aos agentes está a utilização correta da UBV, máquina empregada nas ações de combate à dengue.

Palavras chaves: RETORNO AOS IMÓVEIS