05/04/2011

Ações de prevenção marcam Dia Mundial da Saúde em Resende

Moradores recebem orientações sobre dengue, saúde mental e doenças sexualmente transmissíveis

Ações de prevenção marcam Dia Mundial da Saúde em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta terça-feira, dia 05, mais uma campanha educativa de prevenção contra a dengue. Desta vez, as atividades serão realizadas de 9 às 16 horas, no espaço do Hipermercado Spani, na entrada da cidade, que foi oferecido para a realização do trabalho.

Agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) estarão no local distribuindo folhetos informativos com orientações sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar a formação de focos do mosquito transmissor da doença (foto).

Além disso, eles vão reforçar a divulgação sobre os bairros e ruas aonde a Prefeitura vem encontrando larvas do mosquito. Só na semana entre 20 e 26 de março, os agentes sanitários do Município localizaram 450 focos.

Até a tarde de sexta-feira passada, dia 01 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde tinha registrado a ocorrência de 49 casos confirmados de dengue em Resende a partir de janeiro deste ano.

O evento desta terça-feira no Spani faz parte de uma programação de atividades visando lembrar o Dia Mundial da Saúde (07 de abril).

A programação foi aberta na manhã de segunda-feira, dia 04, quando agentes do Programa DST-AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde, distribuíram materiais informativos sobre prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Já na quarta-feira, dia 06, as pessoas que passarem pelo local vão ser informadas sobre os programas de tratamento oferecidos pela Prefeitura na área de saúde mental.

Na quinta-feira, dia 07, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde estarão na área do hipermercado para aferir a pressão arterial.

A coordenadora de Educação em Saúde da Prefeitura, Cristina Rosadas, destaca a importância das atividades programadas, “que complementam as ações realizadas pelo Município na área de saúde preventiva”.

No caso da dengue, ela lembrou que somente nas últimas semanas, a Prefeitura realizou atividades preventivas nas escolas municipais Dona Mariúcha (Santo Amaro), Algodão Doce (Cidade Alegria) e Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III).

Palavras chaves: NA ENTRADA DA CIDADE