05/10/2011

Ações da Prefeitura contra a dengue são destacadas em seminário estadual

Trabalho de prevenção contra a doença tem a participação de estudantes

Ações da Prefeitura contra a dengue são destacadas em seminário estadual

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Resende na prevenção e combate à dengue no Município foram destacadas durante o Seminário Rio Contra a Dengue, que aconteceu recentemente, no Rio de Janeiro. Promovido pela Secretaria estadual de Saúde, o encontro teve como proposta debater trabalhos voltados à prevenção e controle da doença no território fluminense, além de orientar o trabalho realizado pelas prefeituras. A mobilização integrada entre várias secretarias e setores da Prefeitura de Resende por meio do Comitê de Combate à Dengue esteve entre os pontos elogiados no encontro. Na foto, uma das ações educativas contra a dengue promovidas pela Prefeitura com a participantes de estudantes da rede municipal. Implantado no primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan (2009), o Comitê reúne representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Serviços Públicos, Governo e Obras, além da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), entre outros segmentos da Prefeitura.  A Prefeitura informou no Seminário Rio Contra a Dengue que o comitê de combate à doença é coordenado pela Secretaria Municipal de Governo. O prefeito da cidade acompanha diretamente as ações no setor e cobra resultados de todos os trabalhos realizados com o objetivo de diminuir os riscos da dengue na cidade - destacou a diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Resende, Lúcia Albuquerque, que participou do seminário no Rio de Janeiro, acompanhada pela diretora de Educação em Saúde, Cristina Rosadas; da coordenadora do Serviço de Epidemiologia, Regina Azenha; e do coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Márcio Luciano Mendes, todos da Secretaria Municipal de Saúde. A partir da realização do seminário no Rio de Janeiro, o Comitê de Combate à Dengue da Prefeitura de Resende levará às secretarias municipais a proposta de que cada uma destas pastas desenvolva planos específicos de ações contra a doença, a exemplo do que já ocorre na estrutura do Governo do Estado. Atualmente, em Resende, a Secretaria de Saúde do Município elabora o plano da cidade, que envolve a participação de outros setores da Prefeitura. Entre os resultados do encontro promovido no Rio de Janeiro, esteve o lançamento da campanha “10 Minutos contra a Dengue”, de autoria da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz). O objetivo desta campanha é conscientizar a população de que apenas dez minutos dedicados diariamente por cada pessoa nas ações voltadas a diminuir os riscos de formação de focos do mosquito transmissor são fundamentais na luta contra a doença.  O ciclo de vida do mosquito, que vai do ovo até a fase adulta, leva cerca de sete a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros nos depósitos forem realizadas pelo menos uma vez por semana, estaremos conseguindo evitar a transformação das larvas em mosquitos – informou a diretora de Vigilância em Saúde. Resende não registrou nenhum óbito provocado pela dengue, apesar de ter aproximadamente mil casos confirmados da doença até setembro deste ano. Lúcia Albuquerque frisou a eficiência da assistência prestada pelos hospitais da cidade, especialmente o Hospital Municipal de Emergência, que atendeu a grande maioria dos pacientes que contraíram a doença ou apresentaram sintomas do problema na cidade. Para a Prefeitura, “o atendimento médico oferecido aos pacientes em Resende pelos hospitais também pode ser considerado outro resultado positivo das ações de prevenção e combate à dengue, realizadas sob a coordenação do Município, “visto que, durante o Seminário Rio Contra a Dengue, a Secretaria Estadual de Saúde, com base na análise dos 80 óbitos acontecidos no estado do Rio de Janeiro decorrentes da doença, concluiu que a conduta clínica dos médicos não é adequada, motivo pelo qual os profissionais não conseguem detectar os sinais de agravamento da doença”.
Palavras chaves: SAÚDE