22/03/2011

"Turismo nas Escolas": Estudantes conhecem as instalações da AMAN

Projeto é desenvolvido pela Prefeitura, através de parceria entre as secretarias de Educação e Turismo

"Turismo nas Escolas": Estudantes conhecem as instalações da AMAN

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Lançado em 2010, o projeto Turismo nas Escolas, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Comércio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu na tarde de sexta-feira, 18, sua primeira atividade do ano. Aproximadamente 30 alunos do 9º ano do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) visitaram a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) - foto. Eles foram recebidos por um cadete do quarto ano, que coordenou a visita juntamente com guias turísticos voluntários do projeto. A atividade está sendo considerada pela Prefeitura também como uma aula de campo, onde os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a História do Brasil, através da trajetória da AMAN. O roteiro incluiu visitas às instalações estruturais da Academia Militar, como refeitório, salas de aula e biblioteca, além dos setores com exposições de fardas, bandeiras, objetos e móveis antigos, miniaturas de veículos militares e quadros. A ida dos alunos à instituição foi encerrada com a visitação no pátio, onde todo ano acontece a formatura dos cadetes, e ao Teatro da AMAN, local onde são promovidos importantes eventos culturais do Município. De acordo com a diretora da Secretaria de Turismo e Comércio da Prefeitura, Dione Lyrio, a AMAN foi escolhida porque, além de ser um ponto turístico, abriga um importante acervo histórico e cultural. Dione ressalta que dentro do calendário de 2011, outras turmas da rede municipal estarão visitando a AMAN e outros pontos turísticos do Município. As escolas que participarão do projeto no período de abril a novembro ainda estão sendo definidas pela Secretaria Municipal de Educação. Em abril, as visitas realizadas por meio do Projeto Turismo nas Escolas acontecem nos seguintes dias e locais: 10 (Pedra Selada); 16 (Cachoeira da Fumaça) e 24 (Serrinha do Alambari). No mês de maio, os locais previstos para visitação dos estudantes são Prateleiras – Parque Nacional (dia 15), Serrinha do Alambari (22) e Pedra Selada (29). Nos dias 05 e 29 de junho, as visitas vão acontecer na Pedra do Altar – Parque Nacional e na Pedra Selada (12). Antes das férias, em julho, os alunos conhecerão a Cachoeira da Fumaça (dia 02) e as Prateleiras (dia 10). Em agosto, o destino dos estudantes será a Pedra do Altar (dias 07 e 21). No dia 21 de outubro, os estudantes visitarão a Cachoeira da Fumaça.Nos meses de setembro e novembro, outras turmas vão conhecer o Centro Histórico do Município. PROJETO - O Turismo nas Escolas visa oferecer uma oportunidade aos alunos da rede municipal, para que eles conheçam os pontos turísticos do Município. A primeira excursão aconteceu em novembro do ano passado, quando cerca de 20 alunos do Colégio Getúlio Vargas conheceram as cachoeiras e trilhas da Serrinha do Alambari. Durante este passeio foi destacada a importância da preservação e do respeito ao meio ambiente, além de aspectos geográficos, paisagísticos e climáticos da região. As atividades do projeto contam ainda com o apoio do GEAN (Grupo de Excursionistas das Agulhas Negras) e do ouvidor geral da Prefeitura, Antônio Leão, que atua como voluntário do Turismo nas Escolas.
Palavras chaves: NOVAS TURMAS