01/02/2011

"Professor não é tio do aluno, ele é professor"

Na abertura do ano letivo em Resende, antropólogo destaca importância do respeito ao profissional de ensino

"Professor não é tio do aluno, ele é professor"

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Um dos destaques da programação da cerimônia que marcou oficialmente a abertura do ano letivo em Resende foi a palestra do antropólogo Roberto DaMata (foto), que falou sobre o tema “Sociedade e Identidade” para mais de 800 profissionais da rede municipal de ensino. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 01, no Cine Vitória, e contou com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM) e da secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro, além de outras autoridades municipais e representantes da CEG (Companhia Estadual de Gás), parceira da Prefeitura na organização da Jornada Educacional para os profissionais de ensino. Para o palestrante, o processo de educação dos estudantes deve frisar o papel do professor como “aquele que ensina e inicia o processo do saber junto às crianças, daí a necessidade de ele ser respeitado como profissional no aprendizado dos estudantes”. - Professor não é tio do aluno, não é parente. Ele é professor do estudante – disse DaMata. Ele explicou ainda que “a criança possui dois momentos sociológicos”, sendo o primeiro na família, “onde as regras são pessoais”. Já o segundo momento, explicou o antropólogo, acontece na escola, “no qual as crianças vão ter acesso às relações interpessoais, cujas regras são coletivas”. Durante a cerimônia de hoje, que marcou também a entrega pela Prefeitura de notebooks aos professores municipais, Roberto DaMata destacou a importância da valorização do professor. - A valorização promove não apenas o acesso à tecnologia e melhora o aparelhamento das escolas, mas proporciona também o processo de investimento e valorização desde a informação técnica à pessoal, entre outras questões – afirmou. Robesto DaMata é Doutor pela Universidade de Havard, professor da PUC-Rio, articulista dos principais jornais do país, onde faz análise permanente da sociedade brasileira com ênfase à paixão pelo futebol e pelo carnaval. Escreveu vários livros, como “Ensaios de Antopologia Cultural”, “A Casa e a Rua: Espaço, cidadania, Mulher e Morte no Brasil”, “O que é o Brasil” e a “A Bola Corre Mais que os Homens: duas Copas”. Além de Rechuan e de Soraia Balieiro, participaram da cerimônia de hoje o presidente da Câmara Municipal, Kiko Besouchet (PP); o presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), José Marques; o diretor executivo da Organização Não Governamental Água Grande, Nelson Freitas; a diretora de comunicação da CEG – Companhia Estadual de Gás, Fernanda Amaral; e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Ivelize Cruz. Também participaram do evento os secretários municipais Ricardo Moraes (Governo), Marly Ceccolina Cortona (Assistência Social), Renato Viegas (Finanças); o ouvidor geral do Município, Antônio Leão; o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately; a superintendente de Eventos e Integração da Prefeitura, Ana Carolina Mattos; e a presidente da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), Maria Virgínia Soares da Rocha.
Palavras chaves: PALESTRA