08/07/2010

Formatura de mais 280 estudantes acontecerá na AABB

"Brasil Alfabetizado": Aluna mais idosa receberá homenagem da Prefeitura

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Na próxima quarta-feira, dia 14, às 18 horas, acontece na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), a cerimônia de formatura das novas turmas do Brasil Alfabetizado, programa que é realizado em Resende através de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal. Durante a cerimônia, a aluna Lifonsa Inês Gonçalves receberá uma homenagem especial da Secretaria Municipal de Educação por ser a estudante mais idosa do projeto no município: ela tem 86 anos de idade e mora no Morro do Cruzeiro.

- O exemplo desta moradora é uma lição de vida para todos, motivo pelo qual a Prefeitura se sente no dever de reconhecer publicamente a participação dela neste projeto de inclusão social desenvolvido no Município graças à determinação da Prefeitura em oferecer condições à população para o exercício pleno da cidadania – disse o prefeito José Rechuan (DEM).

De acordo com as coordenadoras do Programa Brasil Alfabetizado em Resende,  professoras Sueli de Paula e Andréa Gonçalves, o curso teve a duração de oito meses e as aulas foram ministradas em 19 pólos localizados em escolas municipais, salões paroquiais e associações de moradores.

Para a secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro (em pé, ao lado do prefeito José Rechuan e da superintendente especial de Eventos e Integração, Bianca Pena), a formatura das novas turmas do Programa amplia ainda mais as ações da Prefeitura no sentido de garantir um direito elementar de todo e qualquer cidadão: saber ler e escrever.

- Nosso objetivo é proporcionar a alfabetização às pessoas que, devido às adversidades da vida, não tiveram acesso ao ensino no passado, possibilitando-lhes desta maneira o desenvolvimento de suas potencialidades e oferecendo a elas condições de uma vida mais saudável - finalizou a secretária.

Ela acrescenta ainda que os investimentos na área da educação têm representado uma das prioridades da administração do prefeito José Rechuan. Entre as ações realizadas pela Prefeitura no setor a partir de janeiro do ano passado, ela destacou as obras de construção das escolas municipais do Loteamento Morada do Contorno e do bairro São Caetano; a construção de duas creches, uma delas no Morada do Contorno e a outra na Baixada da Olaria; a revitalização da Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), que teve inclusive a quadra de esportes reformada; a implantação do novo sistema de transporte escolar dos alunos residentes na Zona Rural; a implementação de melhorias na merenda escolar e a criação do Programa Cárie Zero, que é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO