° Minº Max

13/03/2009

Programa de prevenção contra as drogas chega a mais 2 escolas

Iniciativa é feita através de parceria entre a Prefeitura e o Estado

Programa de prevenção contra as drogas chega a mais 2 escolas

Crédito: Arquivo - ACOM-PMR

Por solicitação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que é coordenado pela Polícia Militar, será ampliado para mais duas escolas municipais neste ano. As unidades beneficiadas são as seguintes: Sagrado Coração (Lavapés) e Surubi (foto). No Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria), onde o projeto já é realizado, o PROERD terá continuidade durante dois dias da semana.

No total, serão 310 alunos com idade entre 09 e 11 anos atendidos no ano de 2009 em Resende pelo programa, cujo tema se intitula:  “Para resistir às drogas e a violência”. O programa se destina a estudantes da quinta série do ensino fundamental. As atividades começam no próximo dia 16 de março, atendendo, portanto, três escolas da rede municipal. O prefeito José Rechuan (DEM) lembra que as ações de prevenção na área da infância e da adolescência representam uma das propostas da atual administração municipal “com o objetivo de oferecer perspectivas de futuro a este segmento da população de Resende”.

- Um ensinamento da sabedoria popular destaca com muita propriedade que prevenir é melhor do que remediar. Estamos conscientes da importância deste programa para as nossas crianças e os nossos adolescentes, motivo pelo qual não vamos medir esforços no sentido de estar apoiando sempre iniciativas dessa natureza. Paralelo a isso, o nosso governo vem desenvolvendo uma série de ações na área do esporte e do lazer para a nossa juventude – declarou o prefeito, lembrando que “todos estes projetos representam ações importantes também na área da segurança pública”.

As aulas do PROERD vão ser ministradas toda semana pelo instrutor da PM, Sandro Sebastião Lopes. Às segundas-feiras, de 8 às 11horas, ele estará na Escola Municipal Surubi e no turno da tarde, entre 13 e 15 horas, o programa acontece na Escola Municipal Sagrado Coração (Lavapés). No Colégio Municipal Getúlio Vargas o programa é ministrado em dois dias: quarta, de 8 às 11 horas, e quinta-feira, de 8 às 11 e de 13 às 15 horas. O curso tem duração de seis meses. Após este período, os estudantes participam de uma formatura e recebem um diploma, assumindo o compromisso pessoal de resistir às drogas e a violência.

Os temas desenvolvidos durante o curso estimulam as crianças a pensarem nas conseqüências das escolhas que fazem, reforçam a auto-estima, ensinam maneiras de lidar com as pressões do grupo e a identificarem alternativas positivas. Além do material didático fornecido pela Polícia Militar, as aulas também são ilustradas com teatro, brincadeiras e exibição de vídeos.

A implantação do PROERD nas escolas municipais é fruto de um convênio assinado entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, tendo como órgão executor a Polícia Militar. O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), professor João Duarte, solicitou a ampliação do programa para mais duas escolas municipais “devido à importância do trabalho preventivo com crianças e adolescentes estudantes do Ensino Fundamental”.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro é pioneira na implantação do PROERD, que teve início em 1992 nas escolas públicas. Ao longo dos últimos 17 anos, ele vem sendo ampliado para todos os estados do País. O programa original teve início em Los Angeles (EUA) e foi adaptado à realidade brasileira pela Polícia do Rio de Janeiro.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO