21/01/2009

PROFESSORES PARTICIPAM DE SIMPÓSIO SOBRE REFORMA ORTOGRÁFICA

Prefeitura distribuirá manual com mudanças

PROFESSORES PARTICIPAM DE SIMPÓSIO SOBRE REFORMA ORTOGRÁFICA

Faltando pouco mais de duas semanas para o início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação já tem preparado um manual da reforma ortográfica da Língua Portuguesa, além de um encontro agendado visando atualizar os professores da rede de ensino da Prefeitura sobre o assunto. Os professores desta disciplina do Município participarão do Simpósio Nacional de Lingüística e Filologia, que acontece na primeira semana de abril, no Rio de Janeiro.

Desde que entrou em vigor a introdução da reforma ortográfica no Brasil, no dia 01º de janeiro, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação tem se reunido para dar início às mudanças logo nos primeiros dias de aula – em Resende, o ano letivo se inicia no dia 09 de fevereiro.

A apresentação da reforma ortográfica aos professores será dividida em dois encontros. O primeiro deles acontece na primeira semana de fevereiro e tem como objetivo sensibilizar todos os profissionais da rede municipal para a importância destas mudanças, além de levar os profissionais a se atualizarem e se adequarem às novas regras para repassá-las aos alunos em sala de aula.

O manual, que será distribuído no primeiro encontro, deverá ser utilizado pelos professores no dia-a-dia, como fonte de consulta. A fase de adaptação será gradativa, com as novas regras sendo transmitidas aos poucos.

- Não iremos exigir do aluno o uso imediato da nova ortografia e nem vamos prejudicar o essencial da língua, que é a expressão da idéia - completou José Monteiro, professor de Língua Portuguesa e assessor técnico da Secretaria de Educação.

O Simpósio Nacional de Lingüística e Filologia será realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tratará especificamente sobre a reforma ortográfica. O evento contará com três oficinas enfatizando os seguintes assuntos: Apresentação Geral do Novo Acordo Ortográfico; A Importância da Etimologia (origem das palavras) e a Lógica da Acentuação Gráfica. O prazo para adequação ao novo Acordo Ortográfico é até 2012.

NOVAS REGRAS - Com o Acordo, o alfabeto passou a ter 26 letras ao incorporar as letras "k", "w" e "y". O texto traz alterações significativas na acentuação de algumas palavras, extingue o uso do trema, e padroniza a utilização do hífen.

A Língua Portuguesa é a sétima mais falada no mundo. Ao todo, são oito os países que têm o Português como idioma oficial (Portugal, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste), e mais de 230 milhões de falantes no planeta.

Palavras chaves: ENSINO