Assistência Social e Direitos Humanos

06/12/2019

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE AÇÕES EM ALUSÃO AO DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Atividades de conscientização e prevenção acontecem nos dias 6 e 12 de dezembro

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, através da Coordenadoria da Mulher e do NIAM, vinculados à Secretaria de Assistência Social, promove ações de prevenção em alusão ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. As atividades acontecem em dois dias neste mês de dezembro.

Nesta sexta-feira, dia 6, é realizada a campanha de prevenção: 'Homens pelo Fim da Violência contra as mulheres'. O evento acontece no pátio da Prefeitura, no bairro Jardim Jalisco, de 12h às 16h. Esta campanha também é conhecida como 'Laço Branco' e serão distribuídos panfletos informativos para os homens e também a fita 'Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher', que irá funcionar como um pacto, em que homens devem repassar as informações para os outros e também devem ter o compromisso de aderir a campanha.

Além disso, em uma quinta-feira, dia 12 de dezembro, irá acontecer a campanha 'Homens pelo Fim da Violência contra as mulheres', com distribuição de folhetos e fitas no Calçadão do bairro Campos Elíseos, próximo à lotérica, no horário de 12h às 16h. No mesmo local, às 14h irá acontecer uma apresentação teatral com alunas do IFRJ, uma parceria entre a Coordenadoria da Mulher e o NIAM. Na peça serão representadas mulheres que conquistaram seu espaço na sociedade, como a jogadora de futebol Marta, Maria da Penha e Elza Soares. O foco segundo os organizadores do evento é mostrar as mulheres que sofreram preconceitos e foram à luta por seus direitos.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo destacou a importância do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.

- Esta data é importante para combater a violência contra as mulheres que é praticada pelos homens. E também conscientizar a população que a violência acontece no dia a dia, ela não escolhe classe social, raça e etnia e por isso deve-se combatê-la. - salientou Jaqueline Primo.

A secretária Jaqueline Primo também reforça que a população deve denunciar os casos de violência contra a mulher no município. "Os casos devem ser denunciados através do Disque Denúncia 180 e também há o Núcleo de Atendimento Mais Humanizado à Mulher da delegacia, em que mulheres policiais realizam o atendimento às vítimas de violência."

Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

O Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher é realizado anualmente no dia 25 de novembro e esta data busca através de 16 dias de ativismo promover o debate, o combate e a denúncia às várias formas de violência. As ações acontecem em todo o mundo, entre os dias 20 de novembro a 10 de dezembro. A data relembra o caso das irmãs Mirabal, que foram presas, torturadas e assassinadas durante a ditadura da República Dominicana.

Palavras chaves: Dia Internacional Da Não Violência Contra Mulher