11/07/2018

ESCOLAS E CASA DA CULTURA COMEMORAM OS 170 ANOS DE ELEVAÇÃO DE RESENDE

Atos cívicos serão realizados nesta quinta-feira, dia 12, na Praça do Balanço, e na sexta, dia 13, na sede da Fundação Casa da Cultura

ESCOLAS E CASA DA CULTURA COMEMORAM OS 170 ANOS DE ELEVAÇÃO DE RESENDE

Crédito: Carina Rocha

Os 170 anos de elevação de Resende, da categoria de vila à condição de cidade, serão comemorados na manhã desta quinta-feira, dia 12, por cerca de 600 alunos da Rede Municipal de Ensino, que participarão de um ato cívico na Praça do Balanço, no Paraíso. A solenidade contará com a presença de autoridades municipais e de estudantes das escolas Maria de Assis Barboza, localizada no bairro Cabral e que foi totalmente revitalizada pela Prefeitura, e Governador Roberto Silveira, que está em reforma atualmente.

De acordo com a programação, o ato cívico terá início às 8h da manhã com a execução dos Hinos Nacional e de Resende. Logo após, os alunos do quarto e do quinto anos do Ensino Fundamental farão a leitura do Decreto de Elevação e recitarão poemas de Luiz Pistarini, autor do hino da cidade. A literatura de cordel, com todas as suas peculiaridades, também será utilizada pelos estudantes para destacar a importância da data.

O objetivo do evento, segundo a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, é relembrar uma das datas mais importantes da história da cidade, o dia 13 de julho de 1848, que muitas vezes fica esquecida pela grande maioria das pessoas, já que, tradicionalmente, as comemorações pelo aniversário da cidade acontecem no dia 29 de setembro.

- Com a realização deste ato cívico queremos não só comemorar esta data, como também valorizá-la pela importância histórica que ela tem para o nosso município. Por isso, preparamos uma programação especial envolvendo nossos alunos, que são agentes multiplicadores de informações e conhecimento em suas comunidades – reforça a secretária.

Comemoração na Casa da Cultura

Já na sexta-feira, dia 13, as comemorações pela passagem da data acontecerão na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, onde será realizado um Ato Cívico, às 10h da manhã. A solenidade, que contará com a presença de autoridades municipais, de alunos e de um grupo de escoteiros que representarão a Guarda Nacional, terá início com a execução dos Hinos Nacional e de Resende. Em seguida, a professora doutora, Sônia Siqueira, fará a leitura do decreto de elevação. A cerimônia será encerrada com uma apresentação especial dos alunos do projeto A Música Venceu, idealizado pelo maestro João Carlos Martins, e desenvolvido na Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna. Os alunos se apresentarão na sacada do prédio da Fundação Casa da Cultura, no segundo andar.

Palavras chaves: Ato Civico