Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Educação

Botão Voltar
Botão Home

01/09/2017

Alunos de escolas municipais visitam a XVIII Bienal do Livro, no Rio de Janeiro

Cinquenta estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 150 profissionais da educação participam da visita

Créditos: Jenny Faulstich/PMR

Grandes ou de bolso, históricos ou fictícios, técnicos ou para relaxar. Não importa. Os livros sempre vão proporcionar experiências incríveis, além de mais conhecimento para quem os lê. Para incentivar a leitura, nos próximos dias 2 (sábado) e 5 (terça-feira), 50 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 150 profissionais da educação que atuam na Rede Municipal de Ensino, vão visitar a Bienal Internacional do Livro aberta nesta quinta-feira, dia 31, no Rio de Janeiro, e que segue até o próximo dia 10 de setembro, no Riocentro.

  

A visita dos estudantes e educadores à feira, que conta com diversas atrações como café literário e lançamentos, entre muitas outras atividades, está sendo proporcionada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo, segundo a secretária Rosa Frech é favorecer o contato dos estudantes com os livros, além de proporcionar a eles a oportunidade de participar de atividades que promovam a leitura, além de debates e encontros com autores. Os alunos pertencem as escolas Noel de Carvalho, Professor Carlinhos, Moacir Coelho da Silveira, Júlio Verne e Surubi, além dos Cieps 489 Augusto de Carvalho e 342 Geraldo da Cunha Rodrigues.

 

Já com relação aos professores, destaca a secretária, a visita à bienal contribui com o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas, abrindo novas possibilidades para que os educadores possam trabalhar a literatura no ambiente escolar.

 

- Não tenho dúvidas de que os frutos dessa aula-passeio à bienal vai contribuir para o exercício da cidadania nas escolas, modificando o conceito social, ampliando a visão de mundo e fazendo com que o ato de aprender seja ainda mais prazeroso e transponha os muros da escola – disse a secretária, lembrando que a leitura favorece o acesso às informações, possibilita o desenvolvimento da imaginação e da criatividade e enriquece o vocabulário dos estudantes, motivo pelo qual uma criança deve ser estimulada desde cedo a ter contato com os livros.

 

18ª Edição – A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que chega este ano à sua décima oitava edição, é o maior evento literário do país, um encontro que tem o livro como astro principal. A quantidade de atrações da feira, que não para de crescer, tem garantido o sucesso de público. Na edição mais recente, em 2015, por exemplo, foram vendidos 3,7 milhões de livros para um público de 676 mil visitantes.