Desenvolvimento Rural

26/04/2012

Zona Rural recebe melhorias no sistema de água

Secretaria de Obras fará outros serviços nas comunidades rurais

Zona Rural recebe melhorias no sistema de água

Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Obras concluiu neste mês de abril os serviços de reforma dos filtros que integram o sistema de abastecimento de água do distrito de Visconde de Mauá. A obra foi realizada com o objetivo de recuperar a qualidade da água distribuída aos imóveis situados na localidade. O serviço, coordenado pela Diretoria de Saneamento da Zona Rural, órgão vinculado  à Secretaria Municipal de Obras, beneficia cerca de mil famílias que vivem naquela região turística do Município. O serviço de saneamento básico nas comunidades rurais (foto) é de responsabilidade do Município.

Em novembro de 2010, os moradores da região de Visconde de Mauá tiveram um problema com a qualidade da água que chegava às torneiras. Uma avaliação técnica feita pela AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende)  detectou a presença de terra na água, causada pela abertura de uma estrada numa propriedade particular da região. O responsável pela obra recebeu uma notificação da agência determinando a recuperação imediada da área. Já os reparos no sistema foram realizados pela Prefeitura. A água está chegando aos moradores através do sistema de filtros e cloração.

No Campo Alegre, a Prefeitura instalou em fevereiro, um novo reservatório de água com capacidade para cinco mil litros. Ele substituiu o reservatório antigo, que estava em funcionamento desde 1946 e armazenava  apenas 1.500 litros. O próximo passo será a substituição da rede distribuidora, que atualmente é feita por meio de mangueira, por tubos de PVC.

Segundo o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, a Diretoria de Saneamento da Zona Rural do Município está desenvolvendo vários  projetos visando melhorar a qualidade da água fornecida a população desta área da cidade. Um destes projetos prevê a recuperação das margens das nascentes que abastecem as propriedades de aproximadamente 200 moradores do  distrito de Vargem Grande (Pedra Selada).

A degradação provocada pela ação do homem na região também vem sendo fiscalizada pelos técnicos da diretoria e da AMAR. Em dias de chuva a terra é levada para dentro do rio, deixando a água barrenta. As obras neste distrito estão previstos para iniciarem em junho. Entre os serviços a serem realizados na Vargem Grande estão a recuperação da parte de alvenaria, readequação do filtro e colocação de nova carga de areia. Em fase de elaboração de projeto, a comunidade de deve ganhar também um sistema de captação  e tratamento de esgoto.

Outras localidades rurais previstas para receberem melhorias na água consumida pelos moradores são os distritos de Fumaça (200 habitantes) e Capelinha (210 habitantes). Além destes locais, a Prefeitura está desenvolvendo um projeto para a implantação de sistema para o tratamento do esgoto nas regiões do Rio Preto e Bagagem, bem como a readequação do sistema do distrito de Fumaça. Estes projetos estão na fase de elaboração do levantamento de topografia e desenho. Em seguida, será iniciado o trabalho com o objetivo de obter os recursos financeiros necessários.

Palavras chaves: SANEAMENTO