03/04/2009

Serviços de sinalização chegam à Avenida Gustavo Jardim

Pintura de faixas e recuperação de semáforos: as ações realizadas

Serviços de sinalização chegam à Avenida Gustavo Jardim

Crédito: Wagner Alves

Realizados desde o começo do ano pela Prefeitura, os trabalhos de pintura de faixas de sinalização, instalação de placas informativas e recuperação de semáforos do sistema viário da cidade chegaram semana passada à Avenida Gustavo Jardim, um dos pontos mais movimentados da região central da cidade, onde se localiza o Terminal Rodoviário do Centro. Dez funcionários da Prefeitura foram deslocados para este logradouro com o objetivo de realizar a pintura dos meio-fios, de faixas de pedestres e de estacionamento, além de pintura nas rampas destinadas aos cidadãos portadores de deficiência.

- Pela Avenida Gustavo Jardim circulam praticamente todos os ônibus que integram o sistema de transporte coletivo de Resende. Esta via concentra ainda diversos estabelecimentos comerciais. Por causa destes motivos, consideramos de extrema importância investir na melhoria da sinalização do trânsito como forma de diminuir os riscos de acidentes – declarou o diretor de Mobilidade e Transporte da Prefeitura, Roque Cerqueira.

De acordo com Roque, os serviços de sinalização realizados nas vias da área urbana fazem parte do projeto de modificações no sistema viário que a Prefeitura pretende implantar até o final de maio. Elaborado através de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Planejamento e a DET (Divisão de Educação no Trânsito), o projeto prevê a implementação do plano binário (mão única) nas principais vias do Centro e de Campos Elíseos – em Campos Elíseos se localiza uma das mais importantes áreas comerciais do Município.

- Este projeto é resultado de um estudo detalhado a respeito das causas dos congestionamentos no sistema viário, principalmente nos horários de maior movimento. Acreditamos que com a implantação destas modificações, as quais vão ser apresentadas oportunamente aos segmentos organizados da sociedade e à população, haverá uma melhora significativa no fluxo de veículos na cidade, agilizando conseqüentemente o trânsito e aumentando as condições de segurança para motoristas e pedestres – disse Roque, acrescentando que recentemente a Prefeitura realizou serviços de melhorias na sinalização do trânsito da Praça Oliveira Botelho, um dos logradouros mais importantes do Centro Histórico.

Palavras chaves: TRÂNSITO