01/12/2020

‘REVITALIZA RESENDE’ CHEGA À ESCOLA MUNICIPAL ABRAHÃO HERMANO RIBENBOIM

Reforma da unidade de ensino começou no dia 19 de outubro, com previsão para ser concluída no primeiro semestre do ano que vem

‘REVITALIZA RESENDE’ CHEGA À ESCOLA MUNICIPAL ABRAHÃO HERMANO RIBENBOIM

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, segue com os projetos de revitalização das unidades de ensino do município. A Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim, situada no bairro Cidade Alegria, é mais uma unidade a ser contemplada pelo programa ‘Revitaliza Resende”. As obras da escola começaram no dia 19 de outubro deste ano, com previsão para serem concluídas no primeiro semestre de 2021.

A reforma é realizada por uma empresa especializada, que foi licitada pela Prefeitura. Todos os serviços executados pela construtora são fiscalizados pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. A escola, localizada na Avenida do Canal Norte, vem passando por uma transformação. Entre as melhorias previstas estão: reforma dos banheiros coletivos e da quadra; substituição do alambrado da quadra e do entorno da escola; e recuperação dos moirões de concreto. Nos banheiros dos alunos, haverá troca de revestimentos de paredes, instalação de cuba e torneiras automáticas, substituição de portas e pintura. Nos banheiros da quadra, os seguintes trabalhos estão em andamento: assentamento de pisos; revestimento de paredes; troca de portas; pintura; revisão do sistema hidráulico; e instalação de forro PVC.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou a importância da revitalização das unidades do ensino público municipal. “Nesta atual gestão, uma das prioridades é a educação, investindo nas reformas e ampliações, na construção de novas unidades, na capacitação e valorização de profissionais da área, no sistema de tempo integral de ensino, entre outras ações. As intervenções nos espaços públicos beneficiam tantos os estudantes e suas famílias quanto os professores e a sua equipe pedagógica. As unidades ficam mais modernas e aconchegantes visando facilitar o processo de aprendizagem, bem como estimular o trabalho dos docentes. Vale lembrar que, neste momento de pandemia do novo coronavírus, os trabalhos continuam, mas respeitando todos os protocolos de segurança sanitária. O objetivo é dar agilidade para o retorno das aulas no ano que vem. Atualmente, o programa ‘Revitaliza Resende’ está reformando 17 unidades educacionais”, enfatiza.

UNIDADES EM REFORMA

Além da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim, estão sendo revitalizadas as seguintes unidades: Colégio Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria; E. M. Luiz Pistarini, no distrito de Bulhões; E. M. Dona Mariúcha, no Santo Amaro; E. M. Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade; Creche M. Luz do Sol, na Liberdade; Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) Parque das Águas, no Jardim Jalisco; E. M. Geraldo da Cunha Rodrigues (Ciep 342), no São Caetano; E. M. Moacir Coelho da Silveira, na Serrinha; E. M. Doutor Jayme Miguel (Ciep 347); e na sede do Programa Gente Eficiente, na Alvorada.

Algumas unidades, além da reforma geral, serão ampliadas, oferecendo mais conforto e abertura de novas vagas para estudantes. O Cemei Professora Angela Maria Lima, na Fazenda da Barra I, será expandido com um banheiro infantil e uma brinquedoteca. A Creche M. Sandra Maria Ferreira Cotrim, situada na Baixada da Olaria, contará com mais três salas, dois banheiros, dois depósitos e uma lavanderia. Já a Creche M. Parque Embaixador, na região das Barras, também contará com mais duas salas, um banheiro e um depósito. A Creche M. São Vicente de Paula também passa por obra de ampliação.

No Ciep 489 – Augusto de Carvalho, na Cidade Alegria, a quadra esportiva está sendo reformada e os vestiários serão transformados em salas de música. A quadra da E. M. Rio Preto, na Fazenda do Rio Preto, na Pedra Selada, também está passando por obras e um vestiário está sendo erguido. Na E. M. Maria Dulce Freire Chaves, no Novo Surubi, a quadra e os vestiários estão em processo de revitalização. Além da reforma geral, uma quadra coberta está sendo construída na E. M. Dona Mariúcha.

Duas unidades também estão sendo construídas: uma creche no bairro Surubi; e uma escola no Parque Minas Gerais.

ETAPAS CONCLUÍDAS

Vale lembrar que 21 unidades de ensino já foram entregues para a população. São elas: Cemei Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio; Cemei Maria das Dores de Almeida Duarte – Dona Lili; Cemei Maria Francisca Diniz Frech; Creche Municipal Morro do Cruzeiro; Creche M. São Vicente de Paula; Creche M. Pedacinho do Céu; Creche M. Novo Surubi; E. M. Surubi; Creche M. Lavapés Dr. Uchôa; Creche M. Rubens da Silva Lamin; Creche Bairro Vicentino; E. M. Maria de Assis Barboza; E. M. José Roberto Sampaio; E. M. Esther Politi; E. M. Educação Pré-Escolar Bairro Alambari; E. M. Jardim das Acácias; E. M. Governador Roberto Silveira; E. M. Bernarda Brandão; E. M. Lídia Pires de Magalhães; E. M. Rio Preto; e E. M. de Educação Bilíngue Rompendo o Silêncio.

Palavras chaves: Abrahão Hermano Ribenboim, Revitaliza Resende, Cidade Alegria, Reforma