Esporte e Lazer

25/12/2020

RETROSPECTIVA 2020: PREFEITURA PROMOVE ATIVIDADES ESPORTIVAS BUSCANDO BEM ESTAR DA POPULAÇÃO

Devido à pandemia, as atividades físicas aconteceram através de ‘lives’ em redes sociais; áreas de lazer foram entregues revitalizadas

Crédito: Divulgação PMR

Em 2020, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, promoveu atividades físicas de forma virtual. A população participou através de transmissões ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Resende.

Estes encontros foram coordenados por profissionais capacitados para que as pessoas fizessem as atividades físicas em casa, de forma segura, assim preservando a saúde neste momento de pandemia. Entre as aulas “ao vivo” transmitidas nas redes sociais estavam de Zumba, Yoga e Treinamento Funcional.

Vale lembrar que em 2020 a Prefeitura de Resende seguiu investindo no setor de esporte e lazer. Em meados de maio, a gestão atual começou a entrega de mais de 7.300 artigos esportivos para reforçar as atividades físicas feitas nas unidades de ensino. Entre os materiais entregues estão: colchonetes, bolas, jogos de boliche, cordas, petecas e muito mais.

Alunos medalhistas são destaques em 2020

No início deste ano, alunos da rede municipal de ensino trouxeram medalhas de ouro e prata para casa, conquistadas em uma competição de nível nacional. Os medalhistas são participantes do projeto “Esporte na Escola”, desenvolvido pela Prefeitura de Resende e participaram da Copa Bahia Open de Judô. O projeto atende centenas de estudantes e tem polos em escolas da rede municipal e no Centro Municipal de Esportes, que fica na sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no Jardim Aliança II. O ‘Esporte na Escola’ é desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Secretaria Municipal de Educação.

Áreas de lazer são revitalizadas em 2020

Para oferecer ainda mais opções de lazer e esportes para as famílias, a Prefeitura de Resende segue com as obras de revitalização das áreas de lazer e parques. Em 2020, já foram entregues 16 locais totalmente revitalizados. Como é o caso do Horto do Paraíso, que recebeu diversas melhorias que trazem mais segurança e conforto. Entre as intervenções no horto estão: nova guarita para reforçar a vigilância no local, limpeza do lago e instalação de lâmpadas de LED em todo o parque.

Além deste, também foram entregues as áreas de lazer dos bairros: Parque Minas Gerais; Vila Isabel; Jardim do Sol; Jardim Beira Rio; Morada da Barra; Monet. E as praça Ciro Odilon, na Itapuca; praça Campo Belo, na região das Barras; praça Parque Saúde, na Cidade Alegria. A primeira etapa das obras na Praça Parque Zumbi, no Centro já foram concluídas.

Foram construídos também vestiários nas praça das Mangueiras, no bairro Itapuca e na quadra de areia da área de lazer do bairro Toyota. O campo de futebol da Cohab em Engenheiro Passos foi todo recuperado e reformado, assim como a praça e quadra do distrito de Bulhões; e a revitalização da quadra de areia e área de lazer da Morada da Colina.

E vem mais melhorias para os próximos 4 anos

Em 2021, a população resendense contará com novas opções de lazer. Uma delas é a recuperação completa do Campo do Paraíso, na Rua Dom Bosco. O local vai receber reforma, instalação de alambrados, traves, iluminação e muito mais. Também é muito aguardada a construção do Ecoparque Abolicionista Luís Gama, que ficará situado ao lado do Hospital Veterinário. O novo espaço terá diversas atrações como: lago, mais de 2.400m de pista de caminhada, ciclovia, implantação de bosques e jardins temáticos, academias de ginástica, bicicletário, quiosques e muito mais.

O Clube de Mauá, situado na via principal de Visconde de Mauá também será reformado para a realização de eventos. No cronograma de obras inclui a restauração completa do salão de eventos, instalação de palco, banheiro acessível, iluminação externa e interna, etc. A área de lazer da Caixa D’água, na região da Grande Alegria, vai ser totalmente recuperada, com instalação de parquinho, reforma do campo de futebol com novos alambrados, quiosques e iluminação de LED completa. Também estão previstos os trabalhos na área de lazer da Alegria Velha.

Também está previsto uma nova área de lazer no Jardim Aliança, no final da Rua 1. O local é um campo abandonado que será em breve transformado e contará com parque infantil, academia da Melhor Idade, quiosques, campo de futebol e acessibilidade para toda a população. A prefeitura prevê ainda a construção do Parque das Comunidades, que irá oferecer mais diversão para os moradores da Grande Alegria. A área ficará localizada na Avenida Tocantins e terá campo de futebol society, parque infantil, mesas e bancos, uma nova base da Academia da Melhor Idade.

Palavras chaves: Esporte; Lazer; Retrospectiva 2020