21/12/2021

PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO GANHA PRÊMIO ARCELORMITTAL DE MEIO AMBIENTE

118 alunos participaram do projeto e trabalharam com o tema “Desafio do Lixo - Como podemos ser mais sustentáveis?”

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, promove diversas ações de incentivo à educação da rede municipal. Desta vez, houve um resultado positivo com a entrega do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente para a professora da rede municipal de ensino, Rosângela Soares Lana, do Colégio Municipal Getúlio Vargas, com o projeto desenvolvido com os alunos no tema: “O Desafio do Lixo - Como podemos ser mais sustentáveis?”.

A cerimônia da entrega das medalhas, certificados e um prêmio de mil reais para a professora aconteceu na última terça-feira, dia 14. A iniciativa é uma parceria com a empresa ArcelorMittal, que busca com esse projeto incentivar os estudantes da rede municipal, do 1° ao 9° ano, a propor soluções inovadoras para os problemas ambientais. Neste ano, o tema foi trabalhado totalmente de forma virtual, desenvolvendo projetos para a redução do descarte de resíduos nas comunidades,, adotando atitudes responsáveis e sustentáveis.

A professora Rosângela Soares Lana destacou que esse prêmio ofereceu uma vivência que vai além da sala de aula, com a prática do cotidiano desse aluno. O projeto foi trabalhado com o tema  da importância de cuidar do lixo, descartá-lo corretamente e respeitar o meio ambiente.

-Quando conseguimos ultrapassar essa fronteira da sala de aula, o aluno começa a se preocupar com uma questão externa, que não é apenas o conteúdo da aula, mas uma preocupação do cotidiano e sua vida social. O projeto veio fazer essa parceria, trabalhar além do contexto da sala de aula. Isto é muito importante, pois você estará impactando a vida do aluno de forma direta. Pois, a partir do momento que o aluno começa a se dedicar a uma pesquisa, música ou poesia sobre o tema, ele passa então a ser um indivíduo questionador e ativo. Já para os alunos, o projeto foi importante para a valorização do trabalho que fizeram com minha orientação. Eles foram reconhecidos como membros importantes da comunidade escolar e também entenderam como cuidar do nosso planeta de forma consciente, abordando a questão do lixo. Então o reconhecimento é muito válido e também ver a felicidade dos alunos quando o projeto que eles tiraram do papel foi escolhido pela empresa. Eles ficaram muito felizes e empolgados e acredito que levarão para vida isso - comentou a professora.

Para participar deste projeto, foram inscritas cinco turmas, totalizando 118 alunos.

-Os alunos estão trabalhando com a temática desde agosto deste ano, resultando em entrevista com coletores de lixo, criação de memes para orientar o cuidado com o lixo, música, rap e poesia. Com este projeto foi possível ensinar na linguagem e no cotidiano das crianças, o descarte correto do lixo e preservar o meio ambiente. É uma honra para o município, os alunos do Colégio Getúlio Vargas receberem este prêmio. A gestão municipal tem trabalhado para proporcionar aos estudantes um ensino público de qualidade - frisou a secretária de Educação, Rosa Frech.

Os trabalhos e jogos educativos feitos pelos participantes do projeto podem ser acessados no blog GEOVIVER, através do link: rosangelageografia.blogspot.com .

Palavras chaves: Prêmio ArcelorMittal Meio Ambiente; Educação