Comunicação Social e Eventos

Ao todo, 30 agentes e 10 viaturas participaram da ação

Prefeitura realiza Choque de Ordem durante a noite

Crédito: Divulgação

A Superintendência Municipal de Ordem Pública divulgou nesta semana o resultado obtido com a realização da operação Choque de Ordem realizada na noite da última sexta-feira, dia 31. Ao todo 30 agentes e dez viaturas participaram da ação que reuniu, além da superintendência, representantes da Procuradoria-Geral do Município, Guarda Municipal, Diretoria de Fiscalização de Posturas e Polícia Militar.

Os alvos da operação foram os bares, lojas de conveniência e casas noturnas da cidade. O objetivo foi fiscalizar o cumprimento das normas e condutas de funcionamento que regem o Código de Posturas do Município. A ação também fiscalizou a venda de álcool para menores, o consumo de drogas e infrações de trânsito como estacionamento irregular e a realização de rachas.

Em cinco horas de trabalho a equipe aplicou aproximadamente 40 autuações por infrações de trânsito (dentre eles, falta de habilitação e estacionamento irregular). Cinco estabelecimentos foram notificados por infrações que vão desde a perturbação do sossego (som alto) e a não fixação de alvará em local visível. A ação registrou ainda uma prisão por porte de drogas (crack).

De acordo com o superintendente de Ordem Pública do Município, Filipe Rebello, a operação foi motivada também por várias denúncias de moradores que se sentiam incomodados com a desordem provocada pelos frequentadores destes locais.

- Esta operação foi uma resposta do Poder Público à população. É nosso dever fazer valer as normas de posturas para a convivência harmoniosa de todos. Contamos com a colaboração do munícipe para que possamos avançar nesse trabalho. As denúncias podem ser feitas junto à Ouvidoria - explicou Rebello. O telefone da Ouvidoria do Município é o 0800 889 0808.

Um desses estabelecimentos denunciados por moradores é uma loja de conveniência que funciona dentro de um posto de combustíveis, que fica na Rua Pintor Nunes de Paula, no Centro. As reclamações referiam-se ao volume excessivo do som de veículos estacionados no local e até mesmo ao uso de álcool e drogas por adolescentes. Segundo denúncias, a prática de rachas no local era constante. Outra loja de conveniência, situada na Avenida Gustavo Jardim, também recebeu a visita da fiscalização.

A operação Choque de Ordem fiscalizou ainda os bares localizados na Praça Oliveira Botelho, região do Centro Histórico, outro bar no bairro São Caetano que oferece música ao vivo e o movimento em frente a uma casa noturna, situada na Avenida Coronel Adalberto Mendes, no Bairro Manejo.

Palavras chaves: ORDEM PÚBLICA