Obras e Serviços Públicos

26/11/2019

PREFEITURA DE RESENDE RECUPERA TRECHO DE REDE DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS NO CENTRO DE ENGENHEIRO PASSOS

Distrito vem recebendo diversas reformas e serviços de melhoria ao longo do ano, realizados pelo governo municipal

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou nesta segunda-feira, dia 25, a recuperação de parte da rede de drenagem de águas pluviais no Centro de Engenheiro Passos, distrito do município. O trecho está localizado na Rua Manoel Corrêa de Melo, antiga Rua Doutor Antônio Veiga e Silva. O trabalho está sendo realizado após o rompimento das manilhas, que causou a erosão no terreno e, consequentemente, um buraco na via em questão. Os serviços consistem na troca das manilhas e na recomposição da base e pavimentação local.

O terreno cedeu há aproximadamente um mês e meio, a partir dos deslocamento das bolsas das manilhas no subterrâneo. Para o reparo da rede de drenagem de águas pluviais, foi necessária a aquisição de novas manilhas, que foram entregues nesta segunda, permitindo, desta forma, a execução do serviço. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, explicou o que ocasionou o problema, lembrando que o trabalho de recuperação deve ser feito com qualidade e, por isso, existe um prazo considerável para conclui-lo.

— Com a desconexão do manilhamento daquela área, a água passou a penetrar no solo, ao invés de seguir seu curso adequado de escoamento. Diante da situação, a Prefeitura busca solucionar este transtorno de ordem natural, gerado por desgaste. O serviço deve ser com estrutura de qualidade e de forma definitiva, para que não haja mais nenhum prejuízo para a população por um longo período. Uma equipe especializada está consertando o trecho e, se não houver ocorrência de chuvas, o serviço será finalizado ainda esta semana – reforçou.

OUTRAS OBRAS DE MELHORIAS NO DISTRITO

Em 2019, a comunidade de Engenheiro Passos foi contemplada com uma quadra poliesportiva coberta, situada na Praça da Cohab. O espaço oferece a estrutura necessária para a prática de diversas modalidades esportivas. Outro ponto recentemente beneficiado foi a Creche Municipal Rubens da Silva Lamin, reformada e ampliada por meio do programa ‘Revitaliza Resende’, possibilitando, inicialmente, a abertura de 36 novas vagas.

Atualmente, as obras seguem: no campo de futebol do distrito, na Rua das Camélias; na ponte da Vila São Pedro, na antiga Estação Ferroviária do Distrito; e na Unidade de Saúde da Família (USF) Engenheiro Passos. Ainda está em andamento a construção de uma base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

USF Engenheiro Passos

Além da unidade descentralizada do Samu, que ficará responsável pelo atendimento de urgência e emergência em qualquer região, a Prefeitura está prestes a entregar as obras de reforma e revitalização da USF Engenheiro Passos. A população já está utilizando o posto, cuja intervenção está pendente de pequenos acabamentos para ser entregue oficialmente.

Esporte e Lazer

O campo de futebol de Engenheiro Passos está sendo contemplado com obras de revitalização. O local estava em condições precárias. Diante deste cenário, o governo municipal realizou um serviço de nivelamento de todo o terreno, além da instalação dos alambrados, novas telas e portões. O trabalho de melhorias já está na reta final.

Ponte da Vila São Pedro

A Prefeitura também segue com a intervenção promovida na ponte da Vila São Pedro. Após visita dos técnicos, a estrutura metálica da ponte foi produzida, que são as longarinas. De acordo com o planejamento, na primeira fase, as equipes instalaram este material, que faz parte da estrutura da passagem. Além disso, as obras ainda estão concentradas no reaterro das cabeceiras da ponte.

Turismo

Reivindicação antiga da população, a Estação Ferroviária do Distrito está sendo reformada. A principal consequência desta obra é a criação de um novo ponto turístico para o distrito, tendo em vista seu peso e importância histórica. A intervenção é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério Público Federal, o Iphan-RJ (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a operadora de logística MRS e a Secretaria de Estado de Transportes.

Palavras chaves: Engenheiro Passos; Drenagem; Pluviais