05/06/2019

IX FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VAI APRESENTAR DIAGNÓSTICO E DISCUTIR OS RUMOS DA EDUCAÇÃO EM RESENDE

Evento aberto ao público acontece na sexta-feira e sábado, na Associação Educacional Dom Bosco

Crédito: Carina Rocha

Profissionais da Educação e todas as pessoas que tenham interesse em se inteirar sobre o planejamento do setor no município estão convidados a participar do IX Fórum Municipal da Educação, que acontece na Associação Educacional Dom Bosco, a partir desta sexta-feira, dia 7. A programação do evento, que se estende até o sábado, dia 8, conta com palestra, apresentação musical e tudo sobre a execução do plano municipal de educação, bem como os resultados alcançados.
Na abertura do fórum, que acontece a partir das 18h, estarão presentes diversas autoridades municipais, como o Prefeito Diogo Balieiro Diniz, a Secretária Municipal de Educação, Rosa Frech e o presidente do Conselho de Educação, Hilton Silva Neto.
De acordo com Rosa Frech, o fórum deste ano é voltado ao monitoramento do Plano Municipal de Educação, visando expor os resultados do planejamento feito ao longo dos anos, desde 2015, quando o texto foi aprovado em Resende. Dois anos depois, em 2017, o mesmo plano foi revisado e alinhado às diretrizes nacionais.
O PME de Resende é válido durante o decênio 2015-2025, mas já passou por alterações. A partir da Lei nº 3.328 de 14 de dezembro de 2017, sancionada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, de 14 metas e estratégias definidas pela lei original, o plano foi modificado para 24 itens. O encontro desta semana pode, inclusive, discutir novas alterações e aprimoramentos.
- O fórum é um importante encontro bienal, no qual é possível direcionar todas as atenções para os rumos da educação do município. Não só os profissionais e autoridades, a oportunidade é válida para todos os cidadãos que tenham interesse em se engajar e fazer a diferença, opinando e se inteirando sobre o Plano Municipal. Por isso, o convite é feito a todos, afinal, a educação é um patrimônio e precisa ser devidamente acompanhada – explica o presidente do Conselho De Educação, Hilton Silva Neto.
Diversas assembleias precederam o fórum, com o objetivo de apresentar os dados relacionados à execução do PME, ou seja, iniciar uma reflexão sobre o que foi planejado e as metas alcançadas até o momento. A partir desta sexta-feira, além da apresentação dos resultados, serão verificadas as ações positivas e aquelas que necessitam de ajustes ou alterações dentro do plano.

Confira a programação completa:

Sexta-feira, dia 07/06, a partir das 18h:
- Credenciamento
- Abertura solene
- Apresentação Cultural: Orquestra de Cordas da Educação de Resende
- Palestra: Plano Municipal de Educação: Planejamento, Avaliação e Política Pública em Ação. Professor Celso Vasconcellos.
Sábado, dia 08/06, a partir das 8h:
- Apresentação da Secretaria Municipal de Educação
- Apresentação do monitoramento dos resultados do plano municipal de educação

Palavras chaves: Fórum Educação