30/10/2019

INSCRIÇÕES DO EXAME MUNICIPAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESENDE TERMINAM NESTA SEXTA, DIA 1º

Nove escolas da rede pública municipal de ensino realizam o procedimento até as 17h desta sexta

Crédito: Carina Rocha

O prazo para as inscrições do Exame Municipal para Certificação de Competências do Ensino Fundamental (EMCCEF) em Resende, que começou no dia 1º de outubro, termina nesta sexta-feira, dia 1º. As inscrições podem ser feitas até às 17h de sexta-feira, nas secretarias das nove unidades escolares que vão aplicar a prova. O certificado serve para atestar a conclusão do Ensino Fundamental, daquelas pessoas que não conseguiram finalizar esta etapa da Educação Básica na idade apropriada. O público-alvo são pessoas com mais de 15 anos de idade e adultos residentes no município de Resende, que estão pendentes da conclusão do Ensino Fundamental.

O procedimento de inscrição pode ser efetuado nas seguintes unidades: Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria); e Escolas Municipais Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Francisco Quirino Diniz (Visconde de Mauá), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Professor Oswaldo da Rocha Camões (Alambari) e Augusto de Carvalho – Ciep 489 (Cidade Alegria).

No ato da inscrição, é necessário apresentar o original e a cópia do RG, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de residência atualizado. Os menores de 18 anos de idade também deverão levar os mesmos documentos de seus pais ou responsáveis.

A prova objetiva será aplicada no dia 23 de novembro, contendo 70 questões de múltipla escolha, além de uma redação valendo 30 pontos. Os candidatos deverão se preparar para questões objetivas das disciplinas de: Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna (Inglês); Artes; História; Geografia; Matemática; e Ciências.

No dia da realização do exame, os portões das unidades de ensino, onde os candidatos se inscreveram, serão abertos às 13h, e fechados às 13h50. A prova, com início marcado para as 14h, terá quatro horas de duração, sendo que o aluno deverá permanecer na sala por, no mínimo, uma hora. Quem não comparecer ao local no horário previamente estabelecido, será eliminado, não havendo segundo chamada para a realização do EMCCEF, independente de qualquer justificativa.

A secretária municipal de Educação, Rosa Frech, destacou sobre a importância do Ensino Fundamental na Educação Básica, lembrando que o EMCCEF é uma grande oportunidade para a conclusão de mais uma fase dos estudos no sistema brasileiro. “Este exame está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) – Lei 9.394/96, sistema que regulamenta o sistema educacional público ou privado. A prova é uma oportunidade de extrema relevância para que as pessoas que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental completem esta etapa, podendo avançar ainda mais nos estudos e ter melhores condições de vida por meio do conhecimento, que transforma a realidade de muitos. Nosso apelo é para que os interessados fiquem atentos à data limite de inscrição e não percam esta chance”, frisou.

Os interessados podem consultar o edital on-line, por meio do endereço eletrônico: cedurresende.wixsite.com/cedur. Para obter outras informações, os interessados também podem se dirigir até as secretarias das escolas selecionadas.

Palavras chaves: EMCCEF; Educação;