12/03/2012

Famílias cadastradas para programas de moradia são entrevistadas por assistentes sociais

Imóveis fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura iniciou semana passada mais uma etapa do processo de seleção das famílias que serão contempladas com as moradias do programa habitacional do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida. No Município estão em andamento os projetos para construção de 240 apartamentos na Morada da Barra e 618 casas no Parque Minas Gerais, totalizando 858 novos imóveis. Os dois bairros se localizam na região da Fazenda da Barra. Na foto, um dos empreendimentos habitacionais da Prefeitura já em construção no Loteamento Morada da Barra.

De acordo com o titular da pasta, Natalino de Abreu, o trabalho de seleção está sendo realizado por quatro assistentes sociais. Até setembro, elas visitarão mais de oito mil famílias inscritas em toda cidade. O cadastro de famílias para os projetos habitacionais foi feito pela Prefeitura durante os anos de 2009 e 2010.

Até sexta-feira, dia 09, as assistentes sociais tinham realizado visitas nos bairros Lavapés, Morro do Batista e Morro do Querosene. Nesta semana, as visitas acontecerão na Vila Moderna, Santo Amaro e Vila Vicentina. Muitas famílias cadastradas no banco de dados da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária residem atualmente nestas comunidades.

O levantamento social está sendo feito através de um questionário, que registra a quantidade de membros das famílias, de filhos, a renda (que neste programa é de até R$ 1.600), se existem membros com algum tipo de deficiência física, se o responsável pela família é a mulher, e se a residência está localizada em área de risco, entre outras informações.

- O formulário foi produzido com base nas determinações do Programa Minha Casa, Minha Vida, com anotações das assistentes sociais que acrescentaram informações de acordo com a realidade do nosso Município - explica o secretário, salientando que os nomes selecionados neste levantamento serão encaminhados à Caixa Econômica Federal, através da qual são liberados os recursos financeiros aplicados na construção dos imóveis.

Palavras chaves: HABITAÇÃO POPULAR