Desenvolvimento Rural

26/12/2011

Construção de casas populares na Morada da Barra será concluída em fevereiro

Cada moradia tem quarto, sala, cozinha e banheiro

Construção de casas populares na Morada da Barra será concluída em fevereiro

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

O prefeito José Rechuan (PP) e o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Natalino de Abreu, se reuniram este mês, no refeitório do Centro Administrativo da Beira-Rio, com as famílias contempladas com a construção de 30 casas populares na Morada da Barra (foto), bairro localizado na região da Fazenda da Barra. A previsão é de que estas unidades estejam concluídas até fevereiro. As unidades habitacionais na comunidade estão sendo construídas pelo Programa de Habitação de Interesse Social e fazem parte das ações no Município do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Participaram da reunião do prefeito com as famílias, assistentes sociais, psicólogos e técnicos da Prefeitura responsáveis pelo acompanhamento das famílias. O encontro fez parte de uma das exigências da Caixa Econômica Federal para a realização de trabalhos sociais e marcou o encerramento do ciclo de palestras e oficinas promovidas este ano com as famílias beneficiadas pelo empreendimento. Durante os últimos meses foram debatidos os temas “Enfrentando o Abuso e a Exploração da Criança e do Adolescente”; “Culinária”; “Prevenção da Violência e Discriminação contra a Mulher”; “Meio Ambiente (devida alocação do lixo e noções de reciclagem e preservação)” e “Prevenir é melhor do que remediar”, que destacou a importância da medicina preventiva como questão de sobrevivência. De acordo com o secretário Natalino de Abreu, os recursos destinados à construção destas 30 unidades habitacionais são provenientes do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social), totalizando investimentos no valor de R$ 493 mil, sendo R$ 249 mil em recursos municipais. Cada uma das moradias possui 37 metros quadrados (quarto, sala, cozinha e banheiro). A obra está sendo executada pela Construtora Lecy Tavares e está na fase de cobertura das unidades. Rechuan reafirmou na reunião que está previsto para este mês, a assinatura dos convênios com a Caixa Econômica Federal, através dos quais vão ser construídos dois novos empreendimentos imobiliários pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Um deles prevê a construção de 240 apartamentos também na Morada da Barra. O segundo projeto é a construção de 690 casas na Granja Minas Gerais, na Fazenda da Barra III. As unidades dos dois projetos serão compostas de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, sendo destinadas a famílias com renda entre zero e três salários mínimos. Em seu pronunciamento às famílias durante o encontro, o prefeito destacou que a administração municipal vem priorizando também os investimentos em infra-estrutura na região da Fazenda da Barra para atender as famílias que passarão a residir nesta área do Município por conta dos novos empreendimentos habitacionais. Ele lembrou que a Prefeitura está reformando postos de saúde na região e iniciará em breve a construção de mais uma creche, que se localizará justamente na Morada da Barra. As obras começam em breve. - Entendemos que a construção de conjuntos habitacionais deve ser acompanhada pelos investimentos em infra-estrutura no sentido de garantir as condições de vida saudável para a população. Por isso, não estamos medindo esforços com o objetivo de assegurar a eficiência dos serviços essenciais ao cidadão na região onde as casas serão construídas – disse Rechuan.
Palavras chaves: HABITAÇÃO POPULAR