16/08/2019

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE RESENDE PARTICIPAM DO PROJETO “O ALMOÇO MÁGICO”

Programa busca incentivar hábitos saudáveis por meio de contação de história

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE RESENDE PARTICIPAM DO PROJETO “O ALMOÇO MÁGICO”

Crédito: Arquivo PMR

Alunos da rede pública municipal de ensino de Resende participam até a próxima quarta-feira, dia 21, do projeto de educação alimentar “O Almoço Mágico”. O programa – desenvolvido pela empresa licitada pela Prefeitura de Resende, para a alimentação escolar do Município – consiste na contação de história para alunos entre quatro meses e cinco anos de idade. A ação está sendo realizada a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desde segunda-feira, dia 12. Serão contemplados aproximadamente 2,6 mil estudantes da rede.

Até esta sexta-feira, dia 16, nos períodos da manhã e da tarde, foram beneficiadas turmas de 12 unidades: Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil) Parque das Águas, Julieta Botelho e Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio; e Escolas Municipais Dona Mariúcha, Doutor Jorge Miguel Jayme, Algodão Doce, Abrahão Hermano Ribenboim, Bernarda Brandão, Educação Pré-escolar Bairro Alambari, Governador Roberto Silveira, Alberto Ferraz e Augusto de Carvalho. Ainda serão atendidas oito unidades de ensino: Escolas Municipais Sagrado Coração, Maria Dulce Freire Chaves (Ciep 059), Augusto de Carvalho (Ciep 489), Marieta Salles Cunha, Professor Carlinhos, Clotilde de Souza Ferreira, Maria de Assis Barboza e Jardim das Acácias.

A secretária de Educação, Rosa Frech, destacou que o projeto agrega o conhecimento de valores de alimentação saudável às crianças que estão em fase de crescimento, lembrando que a ação envolve toda a comunidade escolar.

— O projeto é muito bem-vindo no contexto escolar, visando criar estímulos para que as crianças entendam a importância da alimentação saudável, ingerindo verduras e legumes, que fazem parte do cardápio nutritivo. No início do governo, buscamos reformular a merenda escolar com um cardápio mais nutritivo. O tema abordado com a contação de história faz jus à Lei Federal nº 13.666/2018, que inclui educação alimentar e nutricional entre os assuntos transversais, que devem ser abordados tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. Abraçamos o projeto idealizado pela empresa, pois é uma maneira lúdica de chamar a atenção da criançada para hábitos mais saudáveis – reforçou.

O PROJETO

Com o objetivo de conscientizar as crianças em relação à alimentação saudável, a contação de história é feita utilizando fantoches, diversos elementos cênicos e muita música cantada ao vivo. A contadora de histórias narra sobre a amizade de duas amigas, a Fadinha e a Bruxinha. O enredo retrata uma amizade divertida e forte entre as personagens, mesmo com suas diferenças. A relação fraterna resulta em mudança de comportamento e hábitos alimentares.

A intenção é fazer um alerta aos estudantes sobre uma vida mais saudável a partir de uma boa alimentação com o consumo de verduras e legumes, evitando a ingestão de alimentos com excesso de gordura e açúcar. O projeto ainda serve como conteúdo para que as unidades de ensino estejam adequadas à exigência da inclusão da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.

Em uma ação que une responsabilidade aos serviços de alimentação escolar, a empresa, há mais de 35 anos no mercado, elabora projetos seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal, que oferece alimentação escolar e ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. A equipe profissional atua com a finalidade de garantir a qualidade nutricional e higiênico-sanitária das refeições, inclusive, no atendimento especializado aos alunos com restrições alimentares.

Palavras chaves: Almoço Mágico