21/06/2018

TRABALHO DESENVOLVIDO NO CENTRO POP DE RESENDE É APRESENTADO EM SEMINÁRIO NO RIO DE JANEIRO

Experiência desenvolvida no município pode servir de modelo para outras cidades do Estado

Crédito: Arquivo PMR

O trabalho desenvolvido pelo Centro Pop de Resende, órgão responsável pelo atendimento das pessoas em situação de rua no município, foi considerado uma referência para as demais cidades fluminenses pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Descentralização. Em razão disso, a equipe do Centro foi convidada para apresentar o trabalho desenvolvido em Resende no seminário “Construindo a Política Estadual para População em Situação de Rua no Estado do Rio de Janeiro”, realizado nesta quinta-feira, dia 21, na sede da Fundação de Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

O convite para a participação do Centro Pop de Resende no evento foi feito pela subsecretária de Estado de Assistência Social e Descentralização, Nelma de Azeredo, que classificou o trabalho realizado na cidade como competente, dedicado, planejado e organizado, com destaque para a metodologia de trabalho aplicada, o plano de atendimento integral família e a estruturação do Centro de uma forma geral.

Durante o seminário, a equipe da Prefeitura expôs como é o funcionamento do Centro em Resende, destacando também as experiências adquiridas com o decorrer do tempo e que ajudaram a melhorar ainda mais o atendimento prestado no local. Para o diretor de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Samir de Faria, o seminário, além de servir para divulgar o trabalho realizado em Resende, também é uma oportunidade para conhecer outras metodologias e extrair ideias novas que possam ser implantadas no Centro Pop de Resende.

- Para o município isso é uma conquista muita grande. Ser considerado uma referência no desempenho de um determinado trabalho é importante para sabermos que estamos no caminho certo. Com a atual gestão houve uma retomada das nossas características no tratamento direcionado às pessoas em situação de rua e as consequências desse trabalho são casos de superação e a resgate de uma vida digna, que contaram com o nosso apoio – ressalta o diretor.

Segundo ele, os bons resultados alcançados pelo Centro Pop de Resende podem ser atribuído a vários fatores. Entre eles, estão a dedicação dos profissionais que atuam na unidade; e a construção de uma rede de parcerias entre as secretarias municipais, o que possibilita um trabalho de complemento e ampliação dos benefícios oferecidos à população.

Onde fica

Responsável por traçar estratégias e prestar auxílio às pessoas que estão vivendo em situação de rua no município, o Centro Pop de Resende funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, na Rua do Rosário, nº 230, no bairro Lavapés.

Palavras chaves: Centro Pop