Resende

19° Min30º Max

Selo prevenção do site

Comunicação Social e Eventos

30/08/2018

TORNEIO LEITEIRO DA FUMAÇA COMEÇA NESTA QUINTA, DIA 30

Evento, que contará com cerca de 15 animais, também terá atrações musicais

TORNEIO LEITEIRO DA FUMAÇA COMEÇA NESTA QUINTA, DIA 30

Crédito: Carina Rocha

Competição com direito a troféu, categoria mirim, moda de viola e muito arrasta pé. Assim será a vigésima edição do tradicional Torneio Leiteiro da Fumaça, que começa nesta quinta-feira, dia 30, no galpão da Vila da Fumaça, na zona rural do município. O evento, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a EMATER-RIO e o Sindicato Rural de Resende, tem uma programação que se estende até o domingo, 2 de setembro, quando será feita a premiação dos criadores e de seus animais.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Alberto Figueiredo, o objetivo do torneio, que é um dos eventos mais aguardados pela comunidade local, é promover a integração e a confraternização entre os criadores da região, além de valorizar o trabalho desenvolvido pelos pecuaristas. Ainda segundo o secretário, o torneio também tem um papel importante ao transmitir para as novas gerações essa prática rural, que ajuda a movimentar a economia do município. Para tanto, a competição contará com uma categoria voltada para os produtores mirins, com até 16 anos. 

Para participar da competição, os proprietários dos animais inscritos precisaram atender uma série de exigências relacionadas à saúde e aos cuidados com o rebanho, como apresentar os atestados que comprovam a realização de exames de brucelose e tuberculose, além de comprovar que o animal está vacinado contra a febre aftosa e livre de parasitas.

A programação do torneio começa nesta quinta-feira, dia 30, com a chegada dos animais e a ordenha de esgota, que marca o início da competição. Já na sexta-feira, 31, e no sábado, 1º, o torneio contará com ordenhas realizadas às 8h e às 20h. Já no domingo, dia 2, às 8h da manhã, acontece a última ordenha, seguida da contagem da produção. A premiação dos proprietários dos animais com melhor desempenho no torneio começa às 10h.

Paralelamente a programação do torneio, a população local também poderá se divertir com apresentações musicais, que incluem com moda de viola e muito arrasta pé, com a participação das duplas Zé Vithor e Cuiabá; e Júlio e Régis, além da Banda Clave e de uma apresentação de violeiros e sanfoneiros.

Confira a programação:

Quinta-feira, dia 30

Chegada dos animais e esgota das vacas

Sexta-feira, 31

Ordenhas às 8h e às 20h

22h – Banda Clave

Sábado, dia 1º

Ordenhas às 8h e às 20h

12h – Apresentação de viola, violeiros e sanfoneiros

20h – Forró com Júlio e Régis

22h – Zé Vithor e Cuiabá

Domingo, dia 2

8h – Última ordenha

10h – Premiação

 

Palavras chaves: Torneio Leiteiro
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados