Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)

28/05/2019

SEMANA DO MEIO AMBIENTE DA AMAR É ABERTA COM ARTECOLOGIA NO PARQUE DAS ÁGUAS

Evento começa no próximo dia 5, das 9h às 13h, com oficinas socioambientais e instalação artística interativa, entre outros atrativos

SEMANA DO MEIO AMBIENTE DA AMAR É ABERTA COM ARTECOLOGIA NO PARQUE DAS ÁGUAS

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Agência do Meio Ambiente do Município (Amar) e do Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende (Crear), realizará a Semana do Meio Ambiente, nos próximos dia 5 e 8 de junho. A programação é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, em parceria com o Instituto Nissan. O evento será aberto oficialmente no dia 5, quarta-feira, entre 9h e 13h, com Artecologia no Parque das Águas. Realizada desde 2009, a edição deste ano tem o lema “Investir no meio ambiente é garantir qualidade de vida para todos”. As atividades são abertas ao público.

No primeiro dia da Semana, a programação inclui oficinas socioambientais, exposição fotográfica intitulada “Parque das Águas e das Aves Também” e instalação artística interativa. O projeto de incentivo à leitura “Árvore do Saber”, idealizado pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, por intermédio da Biblioteca Pública Doutor Jandyr César Sampaio, também está previsto no cronograma. Para animar a festividade, haverá apresentação da Banda Sinfônica da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e de voz e violão de MPB com Fábio Monteiro e Thiago Zaidan, entre outras atrações.

Já no segundo dia, 8 de junho, terá uma visita à base das Prateleiras no Planalto do Parque Nacional do Itatiaia, no município vizinho. A atividade, que acontecerá entre 7h e 19h, é especialmente voltada para funcionários da Prefeitura de Resende.

O presidente da Amar, Wilson Moura, destacou quais são as novidades da edição da Semana do Meio Ambiente 2019, reforçando ainda os atrativos tradicionais.

— Teremos uma grande tenda com diversas oficinas, entre elas, de confecção de mandalas e cachepôs. A população terá a oportunidade de conhecer as Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que poderão ser degustadas. Também serão doadas mudas destas plantas. Este ano, a grande novidade é a ação do artista plástico que convidará crianças e adultos, visando à montagem de dois painéis de madeira utilizando tampinhas de plástico. Serão feitas paisagens a partir da colagem das tampinhas, que ficarão à disposição do Parque das Águas. Ainda contaremos com a participação da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), que levará informações e seus projetos, além da concessionária Águas das Agulhas Negras. A concessionária costuma expor uma miniatura de laboratório, onde uma equipe demonstra como é realizada a análise de água na cidade. Várias secretarias da Prefeitura também apresentam seus serviços durante o evento – ressaltou.

A Semana do Meio Ambiente conta com o apoio do Parque Nacional do Itatiaia, Parque Estadual da Pedra Selada, Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba (Revismep), Revis Estadual da Lagoa da Turfeira e da AEDB.

Palavras chaves: Ambiente, Parque Das águas, Amar, Artecologia, Oficina, Arte