04/12/2009

Secretário de Saúde afirma: "É preciso reforçar cuidados contra a dengue"

Prefeitura divulga novo calendário do carro fumacê

Secretário de Saúde afirma: "É preciso reforçar cuidados contra a dengue"

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, intensificou neste mês os trabalhos de prevenção e combate à dengue. Uma das medidas anunciadas na manhã desta sexta-feira, dia 04, foi a definição do novo calendário de passagem do carro fumacê pelos bairros da área urbana. Além desta medida, os agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), realizam durante todo o ano palestras educativas e visitas domiciliares, onde orientam a população sobre os cuidados contra a doença, distribuem materiais informativos e eliminam possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue. - A população deve reforçar o trabalho de prevenção, pois todo cuidado é pouco - disse o secretário municipal de saúde, Daniel Brito. Já o coordenador do CCZ, Márcio Luciano Mendes, alerta que a aplicação de inseticida através do fumacê é uma forma complementar às ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Ele voltou a ressaltar a importância dos moradores da cidade evitarem objetos com água parada em suas residências ou estabelecimentos. - Para prevenir a doença, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água, que são locais propícios para a criação e reprodução do mosquito – esclareceu. Para Márcio, com a conscientização da população sobre os cuidados necessários durante todo o ano, é possível reduzir ainda mais os índices de infestação da doença no município. Neste ano, os casos de dengue diminuíram 85 por cento em relação a 2008. Conforme levantamento feito pela Secretaria de Saúde, de janeiro a maio deste ano, a Prefeitura registrou apenas cinco casos de dengue, enquanto que, em 2008, os números chegaram a 39. Confira a programação prevista para o carro fumacê. As datas podem ser alteradas de acordo com alterações climáticas. 07/12 – Boa Vista I e II, Morada da Serra e Morada do Oeste 08/12 – Casa da Lua, Condomínio das Agulhas e Mirante das Agulhas 09/12 – Morada da Colina, Residencial Limeira e Campo da Aviação 10/12 – Vila Julieta 11/12 – Liberdade e Nova Liberdade 14/12 – Santa Cecília e Manejo 15/12 – Ipiranga I e II, Jardim Brasília I e II 16/12 – Jardim Jalisco, Centro e Barbosa Lima 17/12 – Lavapés, Morro do Batista e Morro do Machado 21/12 – Vila Vicentina I e II, Santo Amaro 22/12 – Surubi Novo, Surubi Velho e Vila Verde 23/12 – Vila Araújo, Campos Elíseos, Comercial e Jardim Tropical 24/12 – Montese I e II, Morada do Castelo e Monet 28/12 – Paraíso 29/12 – Morro do Cruzeiro e Castelo Branco I e II 30/12 – Cabral e Alambari RESENDE SAUDÁVEL – A Prefeitura realizou também no último domingo, dia 29 de novembro, uma gincana contra a dengue durante a oitava edição do Programa Resende Saudável Itinerante, realizado na Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi). Os moradores arrecadaram materiais recicláveis que acumulam água e, em troca, receberam cupons para participar de um sorteio de brindes. O grande vencedor foi um aluno do próprio colégio – Jonas Carlos de Teixeira – que ganhou uma bicicleta. Outros prêmios sorteados foram um pendrive e um fone de ouvido. Na ocasião, foram arrecadados materiais recicláveis, como garrafas PET e latas vazias, além de 20 pneus que foram para o CCZ. As garrafas foram doadas para o Projeto Boi Bumbá, que irá realizar a decoração de Natal da cidade. Já o restante do material ficou para a escola.
Palavras chaves: PREVENÇÃO