18/09/2019

PROVA PRÁTICA DO CONCURSO PARA PREFEITURA DE RESENDE SERÁ NO DOMINGO, DIA 22

Candidatos que tentam vagas para Motorista D, Operador de Máquinas Pesadas e Auxiliar de Serviços Gerais voltam aos testes

PROVA PRÁTICA DO CONCURSO PARA PREFEITURA DE RESENDE SERÁ NO DOMINGO, DIA 22

Crédito: Divulgação PMR

No domingo, dia 22, acontecerão as provas práticas do Concurso Público de 2019, que busca o preenchimento de vagas na Prefeitura de Resende e no Resenprevi (Instituto de Previdência de Resende). Os candidatos a vagas de Motorista D, Operador de Máquinas Pesadas e Auxiliar de Serviços Gerais devem acessar o site www.consulpam.com.br para obter as informações detalhadas de como as provas serão aplicadas, de acordo com cada área. Esse processo, explica a organização do concurso, é de total responsabilidade dos candidatos.

- Este concurso é de grande importância para a continuidade do programa de modernização da frota nova da prefeitura e junto iremos colocar motoristas capacitados para utilizar com muito zelo esta nova frota. Além disso a política de valorização dos servidores públicos continua e ja passamos de mais de 1000 (mil) novas contratações de servidores públicos – disse o Secretário Municipal de Administração, Kaio Márcio.

Pelo edital, os testes acontecerão na Área de Exposições, no Campo de Aviação, onde ocorre a Exapicor. A prova prática do cargo de Operador de Máquinas Pesadas (caminhões, tratores, retroescavadeiras) tem previsão para acontecer a partir das 8h, mas os candidatos deverão comparecer com antecedência mínima de 30 minutos do horário estipulado. Eles devem ainda levar o documento com foto usado no ato da inscrição. A prova tem caráter eliminatório e classificatório, observando itens como atenção, percepção e normas de segurança do trabalho.

Os candidatos da prova prática do cargo de Motorista foram divididos em quatro grupos diferentes, separados por horários: às 7h, 9h e 14h e 16h. A organização também pede neste caso que todos cheguem com antecedência mínima de 30 minutos do horário estipulado, portando o mesmo documento indicado no ato da inscrição, com foto. Além disso, também devem levar a habilitação de motorista na categoria D dentro do prazo de validade. As faltas foram separadas em categorias por gravidade e, dependendo da falha, podem até mesmo eliminar diretamente o candidato. Isso acontece, por exemplo, se o motorista desobedecer à sinalização da via ou do agente da autoridade de trânsito.

Vagas para o Resenprevi

A prova prática do cargo de Auxiliar de Serviços Gerais tem previsão para acontecer às 15h e os candidatos também deverão comparecer com antecedência mínima de 30 minutos do horário estipulado, portando documento oficial com foto, que tem de ser o mesmo indicado no ato da inscrição. Serão avaliadas a utilização dos equipamentos de proteção individual e apresentação pessoal; a agilidade no desempenho das tarefas; a organização dos materiais durante e após a execução das tarefas, entre outras situações cotidianas da função. A prova prática do cargo de motorista do Resenprevi está marcada para as 11h, seguindo o mesmo padrão do teste que será aplicado para motoristas da Prefeitura.

O concurso

O concurso para Prefeitura de Resende e o Resenprevi teve as provas objetivas aplicadas nos dias 27 e 28 de julho, visando preencher 131 vagas nos mais diversos setores do governo. As oportunidades foram para todos os níveis de escolaridade e seis vagas são para pessoas com deficiência (PCD). A parte prática, no entanto, contemplou apenas três categorias: Motoristas, Auxiliar de Serviços Gerais e Operador de Máquinas Pesadas.

Para a Prefeitura, são oito vagas para Operador de Máquinas Pesadas e mais duas para PCD, enquanto foram oferecidas 33 vagas para motorista e mais duas de PCD. Para o Resenprevi foram disponibilizadas duas vagas: uma para Auxiliar de Serviços Gerais e uma para Motorista. Quase mil pessoas já foram empossadas.

As ações para valorização dos funcionários públicos de carreira de Resende são adotadas desde o primeiro ano da gestão. Entre janeiro de 2017 e maio de 2019, já foram empossados 968 novos servidores e há em curso novos processos de admissão de concursos anteriores. Em 2018, por exemplo, o atual governo fez provas públicas para preenchimento de 230 vagas.

Em outro caso, o governo decidiu neste ano conceder aumento e reajuste salarial apenas aos servidores de carreira. Ficaram de fora cargos comissionados, secretários municipais, o vice-prefeito e o prefeito. Em maio deste ano, a Prefeitura de Resende reajustou o salário de todos os servidores municipais de carreira. O aumento foi de 3% sobre a tabela salarial. Em alguns casos, no entanto, os valores subiram em até 41% no salário base.

Os aproximadamente 1800 funcionários que recebiam abaixo do salário mínimo, defasagem que se arrasta há 10 anos, tiveram o vencimento equiparado ao valor de R$ 998,00 (atual mínimo nacional) e mais os 3%.
Essa equiparação melhora também todos os benefícios que têm como cálculo o salário base como, por exemplo, os anuênios e triênios. Com isso, entre reajuste e correção, o aumento do salário base pode chegar a até 41% para esta parcela dos servidores.

Palavras chaves: Concurso Prático; Testes