Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

31/07/2019

PREFEITURA PROMOVERÁ PRIMEIRA EDIÇÃO DO EVENTO ‘NOITE DA SERESTA’

Encontro será na próxima sexta-feira, dia 2, na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico

PREFEITURA PROMOVERÁ PRIMEIRA EDIÇÃO DO EVENTO ‘NOITE DA SERESTA’

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através da Casa da Cultura Macedo Miranda, inicia no próximo dia 2 de agosto, o projeto ‘Noite da Seresta’, que será realizado sempre na primeira sexta-feira do mês, às 19h, na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico. Nesta primeira edição, o evento contará com as participações do sanfoneiro “Custodinho” e do músico e cantor “Seu Granja”.

Segundo o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, a ideia para a realização mensal da ‘Noite da Seresta’ surgiu durante o show que homenageou o centenário do Cantor Nelson Gonçalves, no dia 23 de junho, na Praça do Centenário.

- Percebemos que a grande maioria do público que compareceu ao show era da terceira idade, grupo que gosta do repertório da tradicional seresta. A partir desta constatação, resolvemos criar este evento mensal voltado principalmente para este público. Esperamos, no entanto, que pessoas de outras idades também compareçam para prestigiar e fazer deste evento mais um grande sucesso da Prefeitura - explica o presidente.

A organização do evento selecionou duas atrações para a noite de estreia: o sanfoneiro Custodinho, que se apresentará ao lado do seu conjunto; e o músico e cantor Seu Granja. Para a realização do evento, a Prefeitura será responsável pela montagem de uma estrutura de palco, além da disponibilização de equipamento de som, luz, cadeiras e segurança para o público.

Seu Granja

Seu Granja começou na carreira musical aos 15 anos, tocando violão num grupo de uma igreja católica em Maceió. Logo depois ingressou em uma banda que tocava em pequenos clubes da cidade, fazendo shows com o repertório da época, principalmente as músicas da Jovem Guarda. Depois de participar de outras bandas, mudou-se para Resende onde continuou sua carreira como instrumentista e cantor.

Custodinho

Nascido em Resende há 75 anos, Custódio Machado Leite, o Custodinho, se interessou por música aos 7 anos de idade. Aprendeu viola, cavaquinho e violão, mas quando descobriu o acordeon, decidiu que este seria o instrumento para toda a vida. Solicitado para apresentações em toda a região, Custodinho organiza há cerca de 15 anos um grupo de seresta no Parque Tobogã, com encontros semanais todas as quintas-feiras. Em 2012 recebeu o Prêmio Macedo Miranda de Cultura Popular oferecido pela Casa da Cultura Macedo Miranda.

‘Noite da Seresta’

Data: sexta-feira, 2 de agosto