26/01/2009

Agentes Sanitários vão também ao bairro Alegria Velha

Prefeitura organiza operação especial de combate à dengue no Manejo

Crédito: Wagner Alves

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, vai intensificar as ações de prevenção contra a dengue na região do Grande Manejo, onde é grande o índice de infestação do mosquito transmissor da doença. A intenção do titular da Secretaria, Daniel Britto, é iniciar uma operação especial nesta região já a partir da próxima semana com o apoio da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), conforme solicitação feita pelo prefeito José Rechuan (DEM) ao comandante da instituição, general Gérson Menandro.

O índice de infestação no Manejo, segundo o secretário, provavelmente está bem acima do tolerado pela Organização Mundial de Saúde, que é de até 0,1 por cento.

- E como se trata de uma região ampla e muito populosa, estamos organizando uma operação visando alcançar todos os moradores  – explicou Britto.

Nesta semana, dando continuidade à série de mutirões de prevenção contra a dengue iniciados na primeira semana da nova administração municipal, agentes do Serviço de Vigilância Sanitária da Prefeitura estarão no bairro Alegria Velha na próxima quinta-feira, dia 29, de 7h30m às 17 horas. Desde o dia 08 de janeiro, a Prefeitura já realizou mutirões contra a dengue nos bairros Vila Santa Cecília, Surubi Velho, Morada da Barra e Vila Moderna.

Durante o mutirão da Vila Moderna – realizado quinta-feira da semana passada, dia 22 – a Prefeitura retirou 48 toneladas entulho (foto), mas identificou um índice de infestação de apenas 0,47 por cento.  No local, os agentes vistoriaram 179 imóveis dos 273 existentes. Por este motivo, como explicou Daniel Brito, as equipes retornaram à Vila Moderna, onde conseguiram vistoriar mais 35 casas. “Na verdade, o trabalho só será considerado encerrado quando todos os imóveis forem vistoriados”, complementou o secretário.

Segundo dados levantados pela Secretaria, nos bairros localizados mais próximos do Centro de Resende, onde se concentram famílias de classe média, o índice de infestação é maior do que nas áreas consideradas periféricas.

- O que temos visto são famílias de classe baixa facilitando o trabalho dos agentes, garantindo o acesso deles até o interior das suas casas. Infelizmente, em bairros mais centralizados, como o Jardim Brasília, os moradores são mais resistentes à presença de nossas equipes. Porém, isto se configura em um grande erro, pois a maioria dos focos do mosquito transmissor é encontrada dentro das casas e não em terrenos baldios, como muitos imaginam - salientou.

O secretário relembrou que em dois bairros de Resende a Prefeitura constatou queda do índice de infestação após a realização dos mutirões: no Surubi Velho, a queda foi de 2,55 para 2,18 e na Vila Santa Cecília o percentual caiu de 2,46 caiu para 1,85 por cento.

Palavras chaves: MUTIRÕES