06/11/2018

PREFEITURA MODERNIZA REDE ELÉTRICA DO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA

Obras, que começaram nesta segunda, preveem a recuperação da subestação de energia, instalação de aterramento, transformadores e novos painéis

PREFEITURA MODERNIZA REDE ELÉTRICA  DO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende iniciou esta semana as obras de recuperação do sistema de energia elétrica do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori. O gerador da unidade, que passou por um incêndio em setembro de 2017, passará por reparos, assim como a subestação do hospital, que será trocada por completo. Além disso, um novo aterramento será feito, assim como a instalação de novos painéis de baixa tensão.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, não há registros de que as instalações elétricas do Hospital já tenham passado por serviços de manutenção ao longo das últimas duas décadas, o que acabou causando o incêndio no ano passado. Em função dele, vários pacientes que estavam internados na unidade tiveram que ser transferidos para outros hospitais da cidade, porém sem incidentes.

- Lamentavelmente, no incêndio ocorrido do ano passado e provocado pela falta de manutenção ao longo de duas décadas, vários equipamentos do hospital ficaram paralisados por algumas horas, o que poderia ter prejudicado os pacientes se não tivéssemos agido com rapidez. Agora, com as obras que estamos realizando, a unidade passará a contar com novos dispositivos contra distúrbios de energia, além de painéis modernos e transformadores, o que evitará a ocorrência de problemas como este - disse o secretário.

O serviço, que será executado pela empresa Selles Engenharia e Serviços, vencedora do processo licitatório, deverá ser concluído num prazo de aproximadamente quatro meses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a modernização do sistema representará um investimento de mais de R$ 500 mil, mas permitirá que os equipamentos da unidade funcionem em plenas condições e os procedimentos sejam realizados sem interrupções.

Investimentos constantes

Considerado uma unidade de referência no atendimento de urgência e emergência na região, o Hospital de Emergência recebeu, na atual gestão, mais de mais de R$ 500 mil em novos equipamentos. No total, segundo a direção da unidade, foram adquiridos mais de 75 itens, entre aparelhos e instrumental cirúrgicos, equipamentos utilizados na realização exames, cadeiras de rodas e maquinário para o setor de lavanderia do hospital, entre outros. Os novos equipamentos, mais modernos e eficientes, estão ajudando a melhorar ainda mais os serviços prestados pela unidade, onde são atendidas cerca de 300 pessoas por dia.

Palavras chaves: Hospital