12/09/2018

PREFEITURA INVESTE EM SEGURANÇA E FAZ A TROCA DE QUASE 400 EXTINTORES INSTALADOS EM PRÉDIOS PÚBLICOS

Entre os locais beneficiados com as medidas, que têm caráter preventivo, estão escolas, a Nova Santa Casa e o Centro Administrativo da Prefeitura

Crédito: Carina Rocha

Visando prevenir acidentes e garantir a segurança dos prédios públicos e dos profissionais que neles trabalham, a Prefeitura de Resende está desenvolvendo um amplo projeto, voltado para a substituição ou recarga dos extintores de incêndio instalados nos prédios públicos municipais, além da revisão das instalações elétricas de todos os imóveis que estão sendo atendidos pelo programa Revitaliza Resende.

O resultado deste trabalho é que, desde o início do ano até agora, quase 400 equipamentos de prevenção e combate a incêndios já foram trocados ou tiveram sua carga renovada, atendendo às exigências das normas de segurança. Só na Rede Municipal de Ensino, formada por 62 unidades escolares, onde estudam mais de 14 mil alunos, 355 extintores já foram instalados. Deste total, 263 são equipamentos novos, que foram adquiridos pela atual gestão, e 92, que estavam em bom estado, foram recarregados, após passaram por serviços de manutenção.

Já no Centro Administrativo da Prefeitura, onde trabalham centenas de servidores e onde há um grande fluxo de contribuintes durante todo o dia, foi feita a troca ou recarga de 35 extintores. Os equipamentos, que não passavam por serviços de manutenção desde 2003, estão instalados nos corredores dos andares térreo e superior, além do interior das salas.

A medida, colocada em prática pela Secretaria Municipal de Administração, atende a uma determinação do prefeito Diogo Balieiro Diniz no sentido de adequar as instalações do Centro Administrativo às normas de segurança vigentes. O trabalho de instalação dos equipamentos foi realizado esta semana e acompanhado pela equipe de Segurança do Trabalho.

Rede elétrica revisada

Além das medidas de prevenção de incêndios, colocadas em prática através da troca e recarga dos extintores, a Prefeitura de Resende também está fazendo, desde 2017, a revisão das instalações elétricas de todos os prédios públicos que estão passando por reformas através do programa Revitaliza Resende. Entre as unidades já beneficiadas com a ação estão a Nova Santa Casa de Resende, cujo prédio foi construído no século XIX e precisava ter suas instalações modernizadas; o Posto de Saúde da Vargem Grande, que foi totalmente reformado e entregue à população em agosto; e todas as nove unidades escolares revitalizadas.

Palavras chaves: Extintores