Fazenda

18/01/2016

PREFEITURA INICIA AÇÃO ESPECIAL DE FISCALIZAÇÃO NO COMBATE À DENGUE

PREFEITURA INICIA AÇÃO ESPECIAL  DE FISCALIZAÇÃO NO COMBATE À DENGUE

Crédito: Jorge Trindade (ACOM/PMR)

Dando continuidade às ações previstas no calendário do Comitê de Combate à Dengue, uma equipe composta pela Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR), pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e pela Fiscalização de Posturas iniciou, hoje (segunda-feira, 18), uma série de vistorias em lugares classificados como Pontos Estratégicos, por, em decorrência de suas atividades, conterem grande variedade de objetos favoráveis ao acúmulo de água e, consequentemente, se tornarem criadouros do mosquito transmissor da dengue. Hoje, três destes locais foram visitados. Em um deles, (cooperativa de reciclagem) as equipes encontraram possíveis larvas do mosquito transmissor, que foram coletadas e levadas ao CCZ para análise.

Durante a ação, a Fiscalização de Posturas constatou que um dos recintos estava com a documentação irregular, e as providências necessárias foram tomadas pela Prefeitura, através de notificação, no sentido de normalizar a situação, para pleno funcionamento.  Os trabalhos devem continuar na próxima quarta-feira (dia 20) e pretendem, em sua totalidade, passar por mais de 20 estabelecimentos como ferros velhos, cooperativas de reciclagem, borracharias e oficinas mecânicas, fiscalizando-os e orientando funcionários e proprietários.

- A ação correu conforme o esperado. Manter esses locais com a vistoria e a documentação em dia é essencial no combate ao mosquito, já que a possibilidade de se encontrar criadouros é sempr grande. Fizemos ainda um trabalho de conscientização, para garantir que todos estejam cientes dos riscos que correm, caso permitam o acúmulo de água parada nestes ambientes”, explicou Rafael Rezende de Carvalho, superintendente de Vigilância em Saúde.

Palavras chaves: DENGUE