Obras e Serviços Públicos

13/08/2018

PREFEITURA CONCLUI PRIMEIRA ETAPA DAS OBRAS DO CRAS PARQUE MINAS GERAIS

Além da unidade, que beneficiará cerca de 800 famílias, comunidade também vai ganhar uma academia da Melhor Idade

PREFEITURA CONCLUI PRIMEIRA ETAPA  DAS OBRAS DO CRAS PARQUE MINAS GERAIS

Crédito: Carinha Rocha

Com obras iniciadas há menos de três meses, o prédio que vai abrigar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que irá atender o bairro Parque Minas Gerais e as comunidades do entorno, já está com a primeira etapa concluída. Além da construção da unidade, que deverá ficar pronta no final de 2018 para ser entregue à população em janeiro do próximo ano, a região também está ganhando uma academia de ginástica do programa Melhor Idade + Ativa. A base onde os aparelhos serão fixados já está pronta e a instalação dos equipamentos deve ocorrer na próxima semana.

Executadas através de uma parceria com o Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a sede que vai abrigar o CRAS já está com toda estrutura de alvenaria construída e com a laje colocada. Os trabalhos agora estão concentrados na execução da infraestrutura do telhado e logo depois os trabalhadores iniciarão a fase de acabamento da obra, com a colocação do piso, janelas e portas.

De acordo com o projeto, o CRAS Parque Minas Gerais contará com recepção, sala de atendimento à família, espaço externo coberto, banheiros, copa, almoxarifado e área de serviço, além de um jardim - estrutura que permitirá o atendimento de cerca de 800 famílias da região da Fazenda da Barra I, II e III, Morada da Barra e Parque Minas Gerais. Atualmente, essas famílias são atendidas no CRAS Jardim Esperança, que é a unidade mais próxima da região.

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, explica que a construção da nova unidade vai facilitar o atendimento das famílias que já residiam na região e também daquelas que se mudaram para o bairro após a entrega dos condomínios Gardênia e Tulipa. Para isso, antes do CRAS Parque Minas Gerais entrar em funcionamento, a Secretaria fará um mapeamento das comunidades do entorno, visando organizar o cadastro e conduzir as famílias para a nova unidade.

- Esta unidade vai atuar junto com as famílias e indivíduos diretamente em seu contexto comunitário, objetivando realizar o acompanhamento familiar por meio do PAIF (Serviço de Proteção Integral à Família). Além disso, com a implantação deste Centro também vamos alcançar outro objetivo importante que é oferecer serviços essenciais para pessoas que vivem em áreas de vulnerabilidade social – disse a secretária.

Atendimento

Dentre os serviços que serão oferecidos no Centro estão: atendimento à família; serviços de convivência e fortalecimento de vínculos; cadastramento e recadastramento no sistema no CadÚnico, que promove a inclusão de famílias em programas sociais como o Bolsa Família e Tarifa Social (que oferece descontos nas contas de luz e água).

Além do CRAS Parque Minas Gerais, que será entregue em 2019, o município conta com outras cinco unidades fixas, localizadas nos bairro Itapuca, Toyota, Lavapés, Paraíso e Jardim Esperança, e uma móvel – o CRAS Itinerante -, que leva atendimento e cidadania a mais de mil famílias que vivem em localidades da zona rural do município, como Bagagem, Boca do Leão, Bulhões, Capelinha, Comunidade Terra Livre, Engenheiro Passos, Fumaça e Jacuba.

Palavras chaves: Obras