12/11/2018

PARQUE TOBOGÃ RECEBE PROJETOS INTERDISCIPLINARES DESENVOLVIDOS NAS ESCOLAS

Segunda edição do Talentos no Parque será realizada nesta terça, dia 13, com oficinas, apresentação de fanfarras e Feira de Ciências e Tecnologia

PARQUE TOBOGÃ RECEBE PROJETOS INTERDISCIPLINARES DESENVOLVIDOS NAS ESCOLAS

Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 13, a Área de Lazer Julieta Botelho, mais conhecida como Parque Tobogã, vai sediar um grande encontro voltado para a valorização da educação e dos talentos existentes nas escolas, creches e programas do município. É a segunda edição do “Educação: Talentos no Parque”, que contará com a participação de mais de 60 unidades escolares. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, o projeto é aberto ao público e poderá ser visitado das 8h30 às 16h.

De acordo com a programação, o evento contará com uma mostra de projetos interdisciplinares desenvolvidos pelas unidades ao longo do ano letivo; uma Feira Municipal de Ciências e Tecnologia, que contará com oito oficinas; apresentação de fanfarras; premiação do concurso de desenho e redação; além de apresentações especiais do projeto Criativos da Escola e atividades do Grupo de Mobilização PVE (Parceria Votorantim pela Educação).

O objetivo do evento, segundo a secretária de Educação, Rosa Frech, é destacar e divulgar os projetos desenvolvidos pelas unidades de ensino, chamando a atenção para o talento de estudantes e professores, que buscam despertar o protagonismo cidadão das crianças e adolescentes do município. Para isso, foram explorados os temas “Educação ambiental”; “Viva o nosso Folclore!”; “Música, arte e poesia”; “Sustentabilidade”; “Resende: história, cultura e inclusão social”; “Aprendendo, brincando e construindo jogos com sucata”, entre outros.

- Através dos projetos interdisciplinares, buscamos incentivar nossos alunos a irem além, e este evento tem por objetivo valorizar os trabalhos desenvolvidos por eles, dando a cada um o destaque merecido. Acreditamos que a escola cumpre um papel social importante, que é o de promover a transformação na vida do aluno e, consequentemente, da sociedade onde ele vive. Por isso, neste momento, queremos fazê-los se sentirem os verdadeiros protagonistas na mudança que queremos ver no mundo – explica a secretária.

Ao todo, 45 instituições de Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental participam do evento, que contará também com a presença de 19 Creches e Centros Municipais de Educação Infantil, além da Associação Pestalozzi, Centro Municipal de Atendimento ao Deficiente (CEDEVIR), Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Resende (CEMEAR) e dos Programas AABB Comunidade e Gente Eficiente.

Apresentações e Mobilização PVE

Além dos projetos interdisciplinares, o Talentos no Parque também apresentará para o público presente as ações realizadas pelas instituições de ensino que participam do Programa Votorantim pela Educação (PVE). Entre as atividades previstas neste segmento estão: apresentações artísticas, exibição de fanfarras, cantinho de doação de livros, oficinas de desenhos, premiação do concurso de desenho e redação e do projeto Criativos da Escola - iniciativa que visa desenvolver e ampliar a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe envolvendo alunos e professores.

Feira Municipal de Ciência e Tecnologia

Outra atração do evento será a Feira Municipal de Ciência e Tecnologia, que oferecerá no local oito oficinas. Entre elas estão: “Horta orgânica, cultura familiar e redução de desigualdade”, ministrada pelo consultor voluntário Gabriel Ritter; “A tecnologia a favor da redução da desigualdade”, oferecida pelo Grupo de robótica Re-Bots, da Escola Municipal Júlio Verne; e “Do lixo ao luxo”, com a artesã Jurema Aparecida Amaral de Freitas.

Palavras chaves: Tobogã