19/05/2009

Novo balanço confirma redução dos casos de Dengue

Números se referem ao período de janeiro a abril

Novo balanço confirma redução dos casos de Dengue

Crédito: Wagner Alves

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida divulgou nesta terça-feira, dia 19 de maio, um novo balanço que confirma a redução dos casos de dengue em Resende. Os novos números correspondem aos primeiros quatro meses de 2009. Segundo o relatório, de janeiro e abril deste ano, foram registrados cinco casos da doença no Município, enquanto no mesmo período do ano passado a cidade teve 31 casos confirmados.

Para o prefeito José Rechuan (DEM), “os bons resultados obtidos este ano na luta contra a doença são frutos do reforço das ações preventivas realizadas pela Prefeitura desde janeiro e da participação dos moradores de Resende, que atenderam ao chamado do Poder Público e vêm adotando os procedimentos para evitar a formação de focos do mosquito transmissor”.

- Avaliamos que os moradores souberam entender a relevância de nossa proposta, abrindo suas portas para que os agentes de saúde pudessem agir, seguindo suas orientações, além de deixarem suas casas ou terrenos livres do lixo, entulho e, principalmente, de vasos  de plantas com água, local muito propício para a proliferação de focos. A realização de mutirões também contribuiu de forma significativa para que o Município alcançasse estes resultados positivos – afirmou o prefeito.

Desde o dia 08 de janeiro, quando ocorreu o primeiro mutirão, na Vila Santa Cecília, em 2009 a Prefeitura já promoveu 17 mutirões em diversos bairros da área urbana, entre eles Cidade Alegria, Paraíso, Surubi Velho, Vila Vicentina, Manejo e Fazenda da Barra. Além da distribuição de materiais informativos e da eliminação de possíveis focos de dengue, a Prefeitura recolheu ainda uma grande quantidade de lixo e entulhos – neste caso, o trabalho da Secretaria de Saúde contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança.

Rechuan entende que outro fator importante que teve influência direta na redução dos casos da doença em Resende foi a participação da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) nas ações de prevenção. Sob a supervisão do Serviço de Vigilância Sanitária do Município, o Exército disponibilizou para a Prefeitura toda sua infra-estrutura, como veículos, homens e equipamentos. Mais de 20 militares, entre soldados, cabos e sargentos, participaram das visitas domiciliares em diversas comunidades no mês de fevereiro deste ano (foto).

- É importante lembrar que o trabalho de visita domiciliares, visando eliminar os focos do mosquito transmissor da doença, é uma outra ação que continua sendo realizada de forma permanente por nossos agentes. Para a população, reforçamos o chamado no sentido de que ela também se mantenha vigilante, evitando todo e qualquer objeto com água parada. Dessa forma, continuaremos vencendo esta guerra contra a doença – concluiu o prefeito.

Palavras chaves: SAÚDE