05/05/2009

Município inicia palestras sobre manipulação de alimentos

Primeiro encontro acontece nesta quarta-feira

Município inicia palestras sobre manipulação de alimentos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, através do Serviço de Vigilância Sanitária do Município, inicia nesta quarta-feira, dia 06, uma série de palestras sobre o tema “Boas práticas para manipuladores de alimentos”. Destinada principalmente aos estabelecimentos comerciais e empresas do setor, a iniciativa tem como objetivo básico garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população na área da alimentação. As palestras serão realizadas sempre às quartas-feiras, a partir de 15 horas, na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

A nutricionista e fiscal da Vigilância Sanitária, Virgínia Castro, que vai ministrar as palestras, acredita que com a realização deste trabalho o número de autuações por falhas na manipulação de alimentos poderá ser reduzido – mensalmente, são registradas 15 autuações devido a esta infração. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que, com o início das palestras, o número de autuações mensais tenha uma diminuição de aproximadamente 80 por cento. Entre os estabelecimentos aos quais o ciclo de palestras se destina estão supermercados, bares, restaurantes, padarias, açougues, casas de festas e barracas que comercializam alimentos nas ruas.

Segundo Virgínia, a decisão de iniciar este ciclo de palestras foi tomada após a constatação feita no trabalho rotineiro dos vigilantes sanitários de que muitos casos de manipulação incorreta dos alimentos poderiam ter sido evitados “se houvesse um conhecimento maior das pessoas responsáveis a respeito dos procedimentos corretos”. Ela explica que, durante as palestras, vão ser destacadas aos funcionários de cozinhas diversas regras relacionadas ao setor, entre elas controle de vetores, controle de qualidade de alimentos, qualidade da água, higiene pessoal e higiene das instalações físicas das cozinhas.

- Chegamos à conclusão de que, paralelo ao trabalho de fiscalização visando o cumprimento da legislação sanitária, era preciso desenvolver um trabalho com o objetivo de oferecer aos estabelecimentos do ramo todo o conhecimento necessário a respeito dos cuidados que precisam ser adotados para garantir a qualidade dos alimentos – disse Virgínia, ressaltando também a importância do ciclo de palestras “como uma medida preventiva fundamental na área de saúde pública”.

O ciclo de palestras é aberto aos estabelecimentos que se interessarem pelo projeto, bastando apenas que os responsáveis entrem em contato com o Serviço de Vigilância Sanitária para agendarem a data. Os contatos podem ser feitos através dos telefones 2108-0909 ou 2108-0910. Nos dias 06 e 13 de maio (quarta-feira desta semana e quarta-feira da próxima semana, respectivamente), participarão da palestra funcionários da empresa responsável pelo restaurante do Hospital Municipal de Emergência – o interesse em participar do projeto partiu da própria empresa, que fez o contato com o Serviço de Vigilância Sanitária.

Palavras chaves: VIGILÂNCIA SANITÁRIA