14/05/2009

"Minha Casa, Minha Vida" será realizado em parceria com Governo Federal

Inscrições para casa própria em Resende começam nesta segunda-feira

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Habitação, inicia nesta segunda-feira, dia 18 de maio, as inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida, que está sendo implantado em Resende através de uma parceria do Município com o Governo Federal. As inscrições terminam no dia 19 de junho e se destinam a famílias com renda mensal de até três salários mínimos.  Para fazer a inscrição, o responsável pela família deve comparecer ao Estádio do Trabalhador, durante o período de inscrição, entre 9 e 16 horas, de segunda a sexta-feira.

As pessoas interessadas deverão apresentar os seguintes documentos, todos originais: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, comprovante de renda e CPF do conjugue ou companheiro (a). Não há a necessidade de apresentação de cópias dos documentos solicitados. O diretor de Habitação da Prefeitura, Natalino de Abreu (foto) enfatiza que cerca de 20 profissionais vão trabalhar na realização do cadastramento. Segundo ele, “a preferência será dada às famílias mais carentes e não pela data da inscrição”.

- O cadastro atual da Prefeitura à espera da casa própria, que reúne cerca de duas mil pessoas ou famílias, também vai ser analisado na seleção para o Programa Minha Casa, Minha Vida. Mas é importante que elas compareçam à Prefeitura visando atualizar os seus cadastros. Dessa forma, teremos informações mais atualizadas a respeito da situação de cada uma delas – disse Natalino.

Já a coordenadora de Habitação do Município, Patrícia Vieira, informa que, “embora o local de construção das casas em Resende ainda não esteja definido, a Prefeitura estuda áreas nas regiões da Grande Alegria, Fazenda da Barra, Bulhões e Campo da Aviação”. Patrícia informa também que a quantidade de casas a serem construídas em Resende ainda não foi definida. Para o Estado do Rio de Janeiro, estão previstas 75 mil habitações através deste Programa.

MENSALIDADES - O Programa Minha Casa, Minha Vida prevê que as famílias com renda mensal de até três salários paguem a casa adquirida em um período de dez anos. O valor das prestações mensais corresponderá a dez por cento da renda familiar. A prestação mínima será de R$ 50,00.  Cada casa – cuja área construída será de 32 metros quadrados – vai ter dois quartos, uma sala, uma cozinha e um banheiro. O tamanho total do terreno para cada uma destas unidades será de 125 metros.

Famílias com renda mensal entre três e dez salários mínimos também poderão participar deste Programa, que prevê, para as famílias enquadradas nesta faixa salarial, a construção de apartamentos com área construída de 37 metros quadrados – o prazo para pagamento do imóvel será de 30 anos.

Entretanto, neste caso, a inscrição deverá ser feita diretamente em uma das agências da Caixa Econômica Federal, onde também devem ser informadas as condições de pagamento. As casas e apartamentos construídos através do Minha Casa, Minha Vida  deverão ficar prontos em um período de até 24 meses, a partir do inicio das obras.

Palavras chaves: HABITAÇÃO