Assistência Social e Direitos Humanos

02/04/2019

INÉDITO: CINECLUBE QUILOMBO DOS PURIS ACONTECERÁ NAS COMUNIDADES DE RESENDE

Primeira exibição em comunidade será o curta-metragem “Quem matou Eloá? ”, no bairro Cidade Alegria

INÉDITO: CINECLUBE QUILOMBO DOS PURIS ACONTECERÁ NAS COMUNIDADES DE RESENDE

Crédito: Carina Rocha

A quadra do Parque Coophasul – situado na Rua dos Umbus, na Cidade Alegria – será palco da exibição do filme “Quem matou Eloá? ”, dirigido por Lívia Perez, nesta quarta-feira, dia 3, às 18h30. De forma inédita, a Prefeitura de Resende – por meio da Diretoria de Direitos Humanos, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ) Resende, levará o projeto Cineclube Quilombo dos Puris para as comunidades.

Esta será a primeira exibição em comunidade, a partir de ação conjunta firmada no município. A programação, que inclui debate após o documentário, ainda faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O evento é aberto ao público.

O Cineclube Quilombo dos Puris é um projeto de autoria da IFRJ, desenvolvido no ambiente escolar desde maio de 2016. No dia 10 de dezembro do ano passado, em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, o projeto de cinema aconteceu pela primeira vez através da parceria entre a Prefeitura e o IFRJ, no Espaço Z, no Centro, com a reprodução do filme “Humano – Uma viagem pela vida”.

De acordo com a diretora da DDH, Emanuele Dalpra, a intenção é realizar o projeto em outros bairros nos próximos meses. Ela explicou como a exibição de filmes é importante para contextualizar as temáticas de Direitos Humanos nas comunidades resendenses, entre outros assuntos de interesse social.

— O filme torna o tema mais agradável e acessível. A partir de uma atividade de lazer, podemos refletir sobre Direitos Humanos. O Cineclube é um meio facilitador muito utilizado em várias capitais. Esperamos pela adesão da população, visando à intensificação das ações socioculturais. O curta-metragem, que dura aproximadamente 30 minutos, conta a ocorrência policial ocorrida em 2009, quando Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, é mantida refém por cinco dias pelo ex-namorado de 22 anos. O crime foi divulgado amplamente pela mídia televisiva. O documentário retrata a abordagem feita pelos veículos de comunicação em casos de violência contra a mulher – lembrou, destacando que o projeto deverá ser realizado em forma de revezamento nas escolas e nas comunidades.

Conforme informações do IFRJ, o nome do projeto de extensão foi baseado na história da cidade, com o objetivo de dar destaque aos povoados indígenas e de negros.

Palavras chaves: Cineclube, Direitos Humanos, Exibição