° Minº Max

Governo

11/09/2018

INAUGURAÇÕES MARCAM MÊS DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Entre os setores beneficiados com a entrega das obras e serviços estão educação, saúde e saneamento básico

INAUGURAÇÕES MARCAM MÊS DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Crédito: Carina Rocha

Além da realização da maior festa popular da região, a 51ª EXAPICOR, que terá atrações gratuitas para toda a família, além de shows com artistas consagrados como Marília Mendonça, Ferrugem, e a dupla Milionário e Marciano, o mês de aniversário da cidade também será marcado pela entrega de obras e serviços que vão mudar a vida de milhares de pessoas. O trabalho, que faz parte do programa Revitaliza Resende, beneficiou setores importantes para o dia a dia da população como educação, saúde e saneamento básico.

Na área da educação, por exemplo, os presentes para a cidade incluem a entrega das obras de revitalização de duas unidades escolares que, juntas, beneficiam cerca de 1.020 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Uma delas é a Escola Municipal Jardim das Acácias, na Fazenda da Barra II, cuja primeira etapa das obras de revitalização foi entregue no dia 1º de setembro, marcando o início das comemorações pelos 217 anos da cidade. Já a segunda, é a Escola Municipal Governador Roberto Silveira, no Paraíso, que está recebendo um tratamento especial da Prefeitura, após 14 anos de espera, e será entregue à comunidade escolar nos próximos dias.

Além disso, os mais de 14 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino também foram beneficiados, no mês de aniversário da cidade, com a entrega de novos uniformes, que já estão garantindo a presença dos alunos nas unidades com vestuário mais adequado, padronizado e confortável. A entrega das mais de 27.700 camisas adquiridas pela Prefeitura começou no último dia 3 e está beneficiando as escolas, creches e centros municipais de educação.

E para deixar o mês de setembro ainda mais especial, o Ministério da Educação anunciou, semana passada, que Resende conseguiu superar, em dois pontos, a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), estabelecida para o município nas séries iniciais (4º e 5º ano do Ensino Fundamental). A meta proposta, segundo o MEC, era 5.6 e Resende alcançou 5.8.

Já na área da saúde, as conquistas que marcam as comemorações pelo aniversário da cidade são as obras de revitalização do laboratório de análises clínicas da Nova Santa Casa, que também está recebendo investimentos no sistema de informática para fornecimento de resultados de exames digitalizados; a chegada da unidade móvel de saúde bucal, que vai ajudar a ampliar ainda mais o atendimento odontológico no município; e a aquisição de quatro vans, zero quilômetro, que passarão a fazer o transporte dos mais de 900 pacientes que utilizam o serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) todos os meses em Resende.

Além das conquistas alcançadas nas áreas da saúde e da educação, a infraestrutura da cidade também obteve avanços importantes, que serão entregues à população no mês de celebração dos 217 anos do município. Entre eles estão as obras de reforma e revitalização da Capela Mortuária do Alto dos Passos, onde a Prefeitura fez a retirada de infiltrações, troca do piso, reparos no telhado, revisão da parte elétrica, recuperação dos banheiros, adequação do espaço interno, serviços de pintura e recuperação do jardim. Construída no início da década de 1980, esta foi a primeira vez que a capela passou uma reforma completa.

Também na área da infraestrutura, com ênfase no saneamento básico, Resende acaba de ganhar uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o que fez o município alcançar o índice inédito de 72% de seu esgoto doméstico tratado. A nova estação, localizada em Engenheiro Passos, foi inaugurada na manhã desta terça-feira, dia 11, e atenderá 3.500 residências do distrito.

Mais obras

Além das obras e serviços que estão sendo entregues no mês de aniversário da cidade, a Prefeitura segue trabalhando em outros projetos, que já estão em fase final e serão entregues à população ainda em 2018. Entre eles estão as obras de recuperação das Creches do Lavapés e do Ciep 489, na Cidade Alegria; a segunda etapa das obras de revitalização da Nova Santa Casa; e as melhorias que estão sendo realizadas no Parque Coophasul, na Cidade Alegria.

Palavras chaves: Inaugurações