Resende

17° Min28º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

14/11/2018

HEMONÚCLEO VAI RECEBER DOAÇÕES DE SANGUE NA PRÓXIMA SEXTA, DIA 16, MESMO COM FERIADÃO

Doações poderão ser feitas das 8h às 11h da manhã

HEMONÚCLEO VAI RECEBER DOAÇÕES DE SANGUE  NA PRÓXIMA SEXTA, DIA 16, MESMO COM FERIADÃO

Crédito: Divulgação PMR

O Hemonúcleo de Resende, localizado num prédio anexo ao Hospital de Emergência, vai abrir suas portas na próxima sexta-feira, dia 16, um dia após o feriado do Dia da Proclamação da República, quando as demais repartições públicas municipais estarão fechadas, para receber doações de sangue. De acordo com a unidade, a medida foi tomada visando manter o equilíbrio e também reforçar o estoque de sangue, já que o Hemonúcleo não funcionará nesta quinta-feira, dia 15, e também na próxima segunda e terça, dias 19 e 20 de novembro, respectivamente. O atendimento será realizado das 8h às 11h.

Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Maria Fernanda Aguiar, a unidade apresenta, atualmente, maior necessidade de doação dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo, mas é de extrema importância que doadores de outros tipos também façam a doação, uma vez que o banco de sangue atende também os municípios de Porto Real, Quatis e Itatiaia, além de Resende.

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves, entre elas o diabetes. Também não podem doar sangue pessoas que sofreram derrame e trombose, pacientes com câncer, e pessoas que tenham passado recentemente por cirurgias e outros procedimentos, como endoscopia, por exemplo. A coordenadora esclarece ainda que menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal para fazer a doação e maiores de 60 anos precisam comprovar já ter doado sangue pelo menos uma vez, para serem aceitos como doadores.

O procedimento adotado no dia da doação é simples e leva cerca de 40 minutos. Antes de fazer a coleta, o voluntário apresenta seus documentos e preenche uma ficha com informações pessoais. Em seguida, ele passa por uma triagem, que consiste em alguns exames rápidos e uma entrevista, e é liberado para a sala de coleta. Antes de deixar o Hemonúcleo, o doador recebe um lanche e orientações sobre o que pode e o que não pode fazer ao longo do dia.

A coordenadora do Hemonúcleo alerta ainda que os voluntários não devem se apresentar para doação em jejum e que todo o sangue doado passa por exames, antes de ser liberado para os hospitais.

Mais informações sobre os procedimentos necessários para fazer a doação podem ser obtidos pelo telefone 3381.4834.

Confira o funcionamento no feriadão:

Quinta, dia 15: Fechado

Sexta, dia 16: aberto para coleta das 8h às 11h

Segunda e terça, dias 19 e 20: Fechado

A partir de quarta, dia 21, aberto das 8h às 11h

Palavras chaves: Hemonucleo
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados