° Minº Max

19/06/2018

EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE SUCESSO IMPLANTADAS EM PALMAS PODEM INSPIRAR AÇÕES EM RESENDE

Comitiva, formada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, pela secretária de Educação, Rosa Frech, e pela presidente do Educar, Alice Brandão, visitou o município na última semana

Crédito: PMR/Divulgação

As experiências educacionais bem sucedidas implantadas no município de Palmas, capital do Tocantins, podem servir de inspiração para novas ações e projetos a serem desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino de Resende, formada atualmente por 62 unidades, entre escolas e creches. Para isso, o prefeito Diogo Balieiro Diniz visitou o município na semana passada, onde conheceu de perto a infraestrutura da rede e os principais projetos e práticas pedagógicas colocados em ação. Ele foi acompanhado da secretária de Educação, Rosa Frech, e da presidente do Educar, Alice Brandão, além de uma profissional da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura.

Na capital do Tocantins, o prefeito visitou unidades consideradas referência em qualidade e desempenho educacional. Entre elas, o Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria; o Centro de Educação Inclusiva; a Escola Agroecológica Fidêncio Bogo; e a Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré. Administrada em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), a escola possui, entre outras dependências, piscinas, vestiários, campo de futebol, quadra poliesportiva coberta, biblioteca e refeitório, além tanques para cultivo de peixes e horta.

Durante a visita, o prefeito também foi apresentado à grade curricular da ETI Almirante Tamandaré que oferece, além do currículo básico, aulas de teatro, dança, informática, artes marciais e instrução de prática marinheira, já que a unidade tem a Marinha como parceira. Entre os projetos que mais impressionaram a comitiva de Resende estão as atividades que incentivam o empreendedorismo nas escolas, como as oficinas de panificação, responsáveis pela produção de lanches para os alunos, silk screen e corte e costura, que produz uniformes para eventos, desfiles cívicos e apresentações culturais.

Outra iniciativa adotada pela Prefeitura de Palmas que despertou o interesse dos gestores municipais foi o conceito de escola sustentável, viabilizada através do uso da energia fotovoltaica (que utiliza algum tipo de energia luminosa, que pode ou não ser o sol, para produzir energia elétrica) e a captação das águas pluviais para reuso – medidas que tem um impacto extremamente positivo na manutenção das escolas.

- Fiquei extremamente satisfeito e impressionado com a visita e acredito que muitas experiências que vimos e vivenciamos lá podem ser implantadas com sucesso em Resende. Além de terem práticas educacionais muito eficientes e uma educação de excelência, as escolas de Palmas são surpreendentes e têm uma infraestrutura muito interessante. A partir de agora, com base em tudo que conhecemos, vamos desenvolver projetos semelhantes, adaptados à nossa realidade. Tenho certeza que os nossos estudantes têm muito a ganhar com esta iniciativa – disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Palavras chaves: Visita Técnica Palmas