° Minº Max

07/06/2010

Estudantes participam de programa sobre uso consciente da energia elétrica

Prefeitura promove iniciativa em parceria com a AMPLA

Estudantes participam de programa sobre uso consciente da energia elétrica

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), realizará nos próximos dias 14, 15, 16, 17 e 18 de junho, de 9 às 21h30m, no Parque das Águas, o projeto sócio-educativo “Consciência Ampla sobre rodas”. O projeto será desenvolvido em parceria com a AMPLA, empresa concessionária do sistema de energia elétrica no Município, por meio da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Durante os cinco dias de realização do projeto, uma carreta da AMPLA, equipada com sala de aula e uma maquete educativa sobre a produção de energia elétrica, estará recebendo cerca de mil alunos (foto)e profissionais da educação de escolas municipais, além de toda a população de Resende e alunos de escolas estaduais e particulares. Os estudantes e os profissionais de ensino destas unidades vão participar de diversas atividades voltadas à conscientização sobre o consumo consciente da energia elétrica e a importância deste procedimento na preservação do meio ambiente. Dentre as atividades programadas estão palestras sobre a produção de energia elétrica e consumo consciente; visitas a maquete mostrando todo o processo de fornecimento de energia elétrica deste a produção nas usinas até a distribuição nas casas, além da distribuição de brindes para alunos e de mil lâmpadas aos adultos mediante a apresentação de uma conta de luz. Outra atividade marcada é o plantio de 30 mudas de arvores nativas da floresta atlântica com auxílio de alunos. Todos os visitantes da carreta que levarem a conta de luz participarão do concurso cultural “O que você faz para deixar o planeta feliz” e concorrerão a 20 geladeiras. As contas não precisarão estar quitadas. Cerca de dez alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos), acima de 18 anos, indicados pelas escolas municipais, irão participar de um curso de agente comunitário. Um desses alunos, o que mais se destacar, será selecionado para fazer parte do projeto como multiplicador das informações recebidas. Por três meses, ele receberá ajuda de custo de R$ 200,00 para visitar quatro escolas uma vez ao mês. A SME disponibilizará ônibus para transportar os alunos das escolas municipais Surubi, Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e Júlio Verne (Vila Vicentina) acima de 10 anos de idade para visitação da carreta, no Parque das Águas.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO