18/06/2009

Estacionamento rotativo volta a funcionar nesta segunda-feira

Sistema em Campos Elíseos será operado por jovens de programa social

Estacionamento rotativo volta a funcionar nesta segunda-feira

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), retoma a partir desta segunda-feira, dia 22, o funcionamento do estacionamento rotativo de Campos Elíseos. O Vaga Cidadã, como se denomina o programa que vai operar o sistema, vai atender 60 jovens entre 16 e 17 anos, todos alunos da rede pública de ensino. Os estudantes serão os responsáveis pelo controle do estacionamento no local, que funcionará de segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas, e aos sábados, de 8 às 13 horas.

Quanto aos valores, serão cobradas taxas de R$ 0,50 (parada de uma hora), R$ 1,00 (duas horas) ou  R$ 2,00 (três horas), sendo este último o tempo máximo em que o veículo poderá permanecer estacionado em uma determinada vaga. Neste caso, se desejar continuar utilizando o sistema, o motorista deverá remover o veículo para outro local do estacionamento rotativo, adquirindo novos tíquetes de permanência.

Os jovens do programa Vaga Cidadã irão controlar cerca de 320 vagas, distribuídas em três avenidas (Albino de Almeida, Marechal Castelo Branco e Nova Resende) e nove ruas (Alfredo Whately, Gulhot Rodrigues, Henrique Sivori, Luis Pistarini, Nicolau Rizzo, Nicolau Taranto, Nilo Peçanha, Sebastião José Rodrigues e 29 de setembro). Através da Diretoria de Trânsito e Mobilidade da Prefeitura, que também apóia o projeto, as vagas receberam pinturas indicativas e a área abrangida pelo Vaga Cidadã   conta com cerca de 50 placas identificando o estacionamento rotativo.

Ao destacar o caráter sócio-educativo do Vaga Cidadã, que também prevê atividades de capacitação dos jovens, o diretor de programas do CONFIAR, Paulo Cesar da Silva, salienta que “este projeto possui características que vão possibilitar um alcance social muito grande”. Isso porque, segundo ele, “os jovens sairão preparados para o mercado de trabalho quando completarem 18 anos e, ao mesmo tempo, estarão cedendo os seus lugares para outros jovens ingressarem no programa”.

Já o diretor de Trânsito e Mobilidade, Roque Cerqueira, ao falar dos benefícios que o novo sistema vai representar aos usuários, informou que “a intenção da Prefeitura é ter não só um estacionamento rotativo, mas principalmente um sistema democratizado, já usado com sucesso em muitas cidades brasileiras”.

- É importante que todos consigam usar o local público de forma responsável, com oportunidades iguais para todos – disse o diretor.

Palavras chaves: VAGA CIDADÃ