24/08/2018

ESCOLA JARDIM DAS ACÁCIAS PROMOVE FESTA FOLCLÓRICA NESTE SÁBADO

Evento contará com apresentações de trabalhos dos alunos, além de danças, músicas e comidas típicas das cinco regiões do Brasil

ESCOLA JARDIM DAS ACÁCIAS PROMOVE  FESTA FOLCLÓRICA NESTE SÁBADO

Crédito: Arquivo PMR

O último fim de semana de agosto, mês do Folclore Brasileiro, será especial para os 547 alunos da Escola Municipal Jardim das Acácias, na Fazenda da Barra II. Na manhã deste sábado, 25, eles participarão de uma festa folclórica, com atividades voltadas para o resgate das tradições, crenças populares, contos e canções de cada cantinho do país. O evento, intitulado “Brasil: Folclores e Regiões”, terá início às 8h30 e envolverá também 27 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Esther Politi, localizada na Fazenda da Barra I.

De acordo com a direção da unidade, além dos 547 estudantes do 5º ao 9º ano da Escola Municipal Jardim das Acácias e dos 27 alunos convidados, a festa folclórica contará também com a participação da comunidade escolar. Durante o evento, os convidados poderão ver de perto os trabalhos produzidos pelos alunos sobre as regiões norte, nordeste, sul, centro-oeste e sudeste do Brasil, além de conhecer as comidas típicas de cada região. A programação faz parte do projeto “Eu, o Outro e o Mundo”, que visa conhecer os costumes e a cultura popular dos quatro cantos do país.

A diretora da Escola Municipal Esther Politi, Maria Luiza dos Santos, explicou que a parceria entre as unidades é uma forma de facilitar o processo de transferência dos alunos que passam para o sexto ano e precisam ser remanejados para a Jardim das Acácias, já que a Esther Politi só trabalha com turmas até o quinto ano do Ensino Fundamental. Segundo a diretora, desde o início do segundo semestre, a equipe pedagógica da Esther Politi já vem trabalhando o tema folclore e cultura popular brasileira em sala de aula, com a realização de eventos como a Festa da Roça, por exemplo, na qual foi feita uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga.

- Estimular o ensino através de atividades que envolvam conhecimento sobre o folclore e a cultura popular brasileira é uma prática pedagógica muito eficiente e que sempre é trabalhada em todas as unidades educacionais da cidade. Essas atividades lúdicas, além de estimular a criatividade, ativam a imaginação dos alunos, possibilitando que eles compreendam um pouco mais sobre a história e o contexto social do país – observa a secretária de Educação, Rosa Frech.

Palavras chaves: Folclore