Resende

22° Min29º Max

Selo prevenção do site

Superintendência de Defesa Civil

06/11/2019

DEFESA CIVIL FAZ SIMULADO PARA TESTAR CAPACIDADE DE REAÇÃO EM CASO DE DESASTRE NATURAL

Nesta edição, ações acontecerão em dois cenários simultâneos: no bairro Surubi e na Vila Araújo

DEFESA CIVIL FAZ SIMULADO PARA TESTAR CAPACIDADE DE REAÇÃO EM CASO DE DESASTRE NATURAL

Crédito: Carina Rocha

A Defesa Civil de Resende segue com trabalhos intensos para estar preparada em casos extremos, que exigem o acionamento dos trabalhos do órgão municipal. No próximo dia 10 de novembro, cerca de 400 pessoas deverão participar da simulação do Plano de Contingência de Resende, elaborado pela Prefeitura, através da Diretoria de Defesa Civil. A ação, que terá início às 15h, acontecerá em dois barros: no Surubi e na Vila Araújo, mas também ficará próximo ao Paraíso.  

A simulação dos procedimentos prevista no Plano de Contingência, que deve ser colocado em prática caso ocorra algum desastre natural no município, é realizada anualmente. A prática serve para testar e avaliar a capacidade de reação do município, bem como de todos os órgãos envolvidos, diante de situações extremas, como deslizamentos de terra e desabamento de casas, por exemplo. A repetição anual é feita com o objetivo de detectar possíveis falhas no procedimento padrão adotado nessas circunstâncias e aprimorar constantemente o planejamento.  

De acordo com o diretor do órgão, Flávio Germano da Silva, a simulação será voltada para dois tipos de risco: o geológico, quando há deslizamento de terra, e em situações de risco hidrológico, ou seja, quando envolve a ação de águas pluviais e dos rios. Tais tipos de eventos são previstos no mapeamento de riscos feito pela própria Defesa Civil. Para o diretor, é fundamental a integração entre todos os setores da prefeitura, junto da população.  

- O mais importante dessa simulação, além de treinar a população para ameaças, é exercitar as equipes de Resende, quanto à resposta, agilidade e eficiência. O simulado é uma preparação e rezamos para que nunca precisemos colocar em prática, mas caso aconteça queremos estar preparados. Teremos fiscais de fora analisando o trabalho para indicar eventuais falhas e apontar melhorias. Contamos com a ajuda da população, que fará parte do processo nos bairros já comunicados – diz o diretor.  

Diversos setores da Prefeitura estão envolvidos no simulado do Plano. Entre elas, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, cujos profissionais ficam encarregados de abordar as famílias que moram em áreas de risco para convencê-las a deixar as residências. Da mesma forma, os esforços contam com as secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, que deverão disponibilizar escolas e quadras para receber possíveis desabrigados. A Secretaria de Saúde deverá estar pronta para fazer o atendimento de possíveis feridos, além de desenvolver ações rápidas de vacinação.   

Ainda segundo o diretor, além dos setores internos da Prefeitura, o exercício também contará com a participação de órgãos externos, como a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além das ONGs Cruz Vermelha e Anjos da Montanha, que atuarão no simulado como apoio. 

Palavras chaves: Simulado; Defesa Civil
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados