22/01/2009

Chuvas: Defesa Civil registra incidentes no Surubi Velho e na Vila Vicentina

Município está em estado de alerta máximo

Chuvas: Defesa Civil registra incidentes no Surubi Velho e na Vila Vicentina

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do Município reforçou o estado de alerta e vem intensificando o trabalho de monitoramento nas áreas consideradas de risco em Resende. Nas últimas 24 horas, o órgão registrou dois incidentes provocados pelas chuvas. O nível da água de um córrego que passa pelo Surubi Velho subiu 25 centímetros e atingiu oito residências da Rua Projetada nesta quarta-feira, dia 21. Já por volta das 14 horas desta, quinta-feira, ocorreu um deslizamento de terra numa casa da Rua Nossa Senhora das Graças, no bairro Vila Vicentina. Diante da ameaça de outros incidentes no local por causa das chuvas, a família já deixou o imóvel em busca de abrigo na casa de parentes.

A preocupação maior da Defesa Civil é com a segurança dos moradores das regiões ribeirinhas e dos imóveis localizados em pontos com riscos de deslizamentos. No caso do incidente ocorrido no Surubi Velho, uma máquina da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança esteve no local e fez uma vala visando facilitar o escoamento da água.

O coordenador da Defesa Civil, Lindomar Miranda, acompanhou pessoalmente a realização desta ação. Ele também esteve na casa afetada por um deslizamento de terra na Vila Vicentina – a Defesa Civil estuda as medidas que deverão ser tomadas no caso deste imóvel, que já foi interditado pelo órgão.

- Constatamos que o córrego no Surubi Velho fica em um nível acima das casas e não tem onde desaguar porque termina em um terreno, o que contribuiu para o alagamento – disse Lindomar, acrescentando que não houve a necessidade de retirar as famílias dos imóveis atingidos pelo no Surubi Velho, “pois o nível da água desceu rapidamente”.

Levantamentos da Defesa Civil de Resende indicam que as comunidades com maior risco de problemas nesta época de chuvas são os seguintes: Itapuca, Cidade da Alegria, Santa Cecília, Surubi Velho, Novo Surubi, Jardim Alegria, Loteamento Morada do Contorno, Engenheiro Passos, Visconde de Mauá, Santo Amaro, Vila Vicentina, Bairro Cabral, Alto do Surubi, Paraíso, Morro do Cruzeiro e Castelo Branco. As chamadas de emergência para a Defesa Civil devem ser feitas pelo número 199.
Palavras chaves: CHUVAS