Obras e Serviços Públicos

22/10/2018

AÇÕES PREVENTIVAS COMBATEM A DENGUE E PREPARAM A CIDADE PARA ENFRENTAR PERÍODO DAS CHUVAS

Sistema de drenagem e canais do município estão passando por limpeza para eliminação de focos de dengue e acúmulo de sujeira

AÇÕES PREVENTIVAS COMBATEM A DENGUE E PREPARAM  A CIDADE PARA ENFRENTAR PERÍODO DAS CHUVAS

Crédito: Carina Rocha/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, vem desenvolvendo, há cerca de um mês, ações preventivas visando preparar a cidade para enfrentar o período das chuvas. Para isso, uma equipe que atua com o auxílio de máquinas e caminhões com hidrojato está fazendo a limpeza do sistema de drenagem e dos bueiros da cidade - medida que também contribui para combater focos do mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa já percorreu bairros como a Cidade Alegria, Boa Vista, Morada da Colina, Campos Elíseos e Manejo, entre outros.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Vitor Sampaio, este trabalho é realizado pela Prefeitura periodicamente, visando evitar os transtornos que o entupimento das redes coletoras de águas pluviais podem causar, entre eles os alagamentos em dias de chuvas volumosas.

- Estamos atuando em várias frentes para preparar a cidade para enfrentar o período do verão, quando é comum acontecerem as fortes chuvas. Para isso, estamos atuando na limpeza de canais, bueiros, redes coletoras e vias, para evitar os alagamentos e também as doenças mais comuns dessa época do ano, como a dengue, zika e chikungunya – explica o secretário, que destacou a importância da colaboração dos moradores neste processo, eliminando focos de água parada em seus quintais, como pneus velhos, garrafas e vasos de plantas.

Segundo o secretário, os canais dos bairros Cidade Alegria e Boa Vista, passaram por serviços de limpeza recentemente. O trabalho, que contou com o auxílio de máquinas retroescavadeiras e caminhões, também beneficiou o bairro Morada da Colina, onde o serviço foi realizado manualmente pelos servidores. Com isso, toda sujeira, e até entulhos que estavam acumulados nos locais, foram retirados, permitindo o escoamento da água, sem entraves.

Já no sistema de drenagem, pela segunda vez este ano, a Prefeitura está fazendo um trabalho de manutenção das redes de águas pluviais. O trabalho envolve uma retroescavadeira e um caminhão caçamba, além de dois caminhões com hidrojato, o que facilita muito o serviço de desobstrução das redes, que começa com a limpeza das caixas receptoras. Em alguns casos, também é feita a sucção da rede para retirar os resíduos mais persistentes.

- Na atual gestão, cerca de seis mil caixas coletoras já passaram por serviços de manutenção, beneficiando os mais de noventa bairros do município. Agora, estamos retornando nesses locais e reforçando o trabalho. Muitas vezes, este serviço é realizado inclusive durante os finais de semana, que é quando o volume de carros é menor nas ruas. Dessa forma, durante o período das chuvas, os bueiros e todo sistema de drenagem da cidade não estará comprometido. – disse o secretário.

Palavras chaves: Dengue