° Minº Max

11/09/2009

Academia de ginástica atende mais de 600 idosos

Prefeitura quer dobrar o número de pessoas atendidas até o final do ano

Academia de ginástica atende mais de 600 idosos

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Implantada há um mês pela Prefeitura, através do Programa Terceira Idade Ativa, a academia de ginástica para os idosos chegou à marca de 634 pessoas acima de 50 anos atendidas toda semana com exercícios físicos e atividades recreativas (foto). O balanço dos primeiros 30 dias de funcionamento do serviço foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 11 de setembro, pelo prefeito José Rechuan (DEM). A aula inaugural desta academia de ginástica, ocorrida na tarde do dia 11 de agosto, no Parque das Águas, contou com as presenças do próprio Rechuan e do governador Sérgio Cabral (PMDB). Os exercícios da academia de ginástica de idosos acontecem no próprio Parque das Águas e a prática dos exercícios pelos alunos é supervisionada por profissionais de Educação Física e fisioterapeutas especialmente capacitados para trabalharem no projeto. A implantação do serviço pela administração municipal foi proveniente de uma parceria entre a Prefeitura e a UNIMED, responsável pela liberação dos recursos que garantiram a compra dos equipamentos da academia, cuja capacidade de atendimento é de 40 alunos por hora. Ao todo, são nove equipamentos adaptados especialmente para o atendimento deste segmento da população. - A implantação da academia de ginástica para a Terceira Idade em Resende está inserida entre as ações do novo conceito de saúde que começamos a desenvolver na cidade em 2009. Este conceito se denomina Resende Saudável e tem como objetivo garantir a saúde do nosso povo não apenas melhorando a qualidade do atendimento nas unidades médicas, mas oferecendo-lhes alternativas de lazer, esporte, cultura e inclusão social. Na condição de médico, posso atestar a eficácia das ações nestes setores ao bem-estar físico e mental das pessoas – disse o prefeito, acrescentando que os idosos são transportados gratuitamente dos seus bairros até o Parque das Águas em ônibus destinado exclusivamente pela Prefeitura ao Programa Terceira Idade Ativa. MAIS UMA ACADEMIA – Coordenadora do Programa Terceira Idade Ativa, a presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Bianca Pena, informou que a proposta da Prefeitura é aumentar o número de idosos atendidos pela academia de ginástica do Parque das Águas para 1.350 até o final deste ano. As pessoas interessadas podem se inscrever no próprio Parque das Águas, de segunda a sexta-feira, de 8 às 11 horas ou de 14 às 17 horas. Os idosos já cadastrados em algum dos 17 núcleos do Programa Terceira Idade Ativa poderão se inscrever nestes próprios locais com os respectivos professores de Educação Física. - As atividades da academia de ginástica representam um complemento das ações praticadas pelos idosos, nos núcleos do Programa Terceira Idade Ativa espalhados por diversos bairros da cidade. Percebemos que, apesar do pouco de funcionamento, a academia já está proporcionando condições de uma vida mais saudável para os idosos atendidos, motivo pelo qual a administração do prefeito José Rechuan estuda a implantação de uma segunda academia para a terceira idade, cuja localização ainda não foi definida – disse Bianca.
Palavras chaves: TERCEIRA IDADE