20/06/2012

Prefeitura realiza entrevista social do Programa “Minha Casa, Minha Vida”

Moradores da área central do município devem comparecer ao Estádio do Trabalhador

Prefeitura realiza entrevista social do Programa “Minha Casa, Minha Vida”

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, realiza nos próximos dias 25, 27 e 29 de junho, mais uma etapa do processo de seleção das famílias que serão contempladas com as moradias do programa habitacional do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida. Nestes dias, das 08h30 às 16h30, no Estádio do Trabalhador, no Jardim Jalisco, serão atendidas as famílias cadastradas que moram nos bairros: Centro, Barbosa Lima, Jardim Tropical, Campos Elíseos, Vila Araújo, Vila Central, Comercial, Jardim Jalisco, Monet, Montese, Morada do Castelo, AMAN e Monte Castelo.

De acordo com o secretário da pasta, Paulo Roberto Dionísio, esta é a primeira avaliação dos moradores que estão devidamente cadastrados no programa. "Essa é uma exigência do Minha Casa, Minha Vida. Nossos assistentes sociais já iniciaram este trabalho de campo, visitando 15 bairros, mas agora decidimos agrupar os atendimentos num só local", comenta Paulo Roberto.

A decisão de realizar a avaliação destes bairros nestes três dias, deve-se ao fato de que durante as visitas, feitas pelos técnicos da secretaria nas residências, muitos moradores não são encontrados, e após convocação, se apresentam para a avaliação.

- Parte dos casos é atendido mais pela convocação, do que na visita nos bairros, por isso decidimos por essa nova forma de contato. Em breve vamos divulgar as datas que receberemos os moradores dos outros bairros, exceto da Zona Rural, onde o serviço permanecerá sendo feito em casa. Quero destacar que todos os 8.105 cadastrados, entre 2009 e 2010, passam pelo serviço - conta o secretário.

Os moradores dos bairros Centro, Barbosa Lima, Jardim Tropical, Campos Elíseos, Vila Araújo, Vila Central, Comercial, Jardim Jalisco, Monet, Montese, Morada do Castelo, AMAN e Monte Castelo, devidamente inscritos no Programa Minha Casa, Minha Vida, deverão comparecer ao Estádio do Trabalhador, levando: CPF, Carteira de Identidade e Comprovante de Residência. A expectativa é atender em média 100 pessoas por dia, e as senhas serão distribuídas no local.

- O serviço será feito por quatro assistentes sociais, e todos deverão passar por essa entrevista social. O não comparecimento nos dias informados poderá resultar no cancelamento da inscrição - afirma o secretário Paulo Roberto Dionísio.

O levantamento social está sendo feito através de um questionário, que registra a quantidade de membros das famílias, de filhos, a renda (que neste programa é de até R$ 1.600), se existem membros com algum tipo de deficiência física, se o responsável pela família é a mulher e se a residência está localizada em área de risco, entre outras informações.

- O formulário foi produzido com base nas determinações do Programa Minha Casa, Minha Vida, com anotações das assistentes sociais que acrescentaram informações de acordo com a realidade do nosso Município - explica o secretário, salientando que os nomes selecionados neste levantamento serão encaminhados à Caixa Econômica Federal, através da qual são liberados os recursos financeiros aplicados na construção dos imóveis.

Palavras chaves: HABITAÇÃO